Axónios Gastos - fibras condutoras ou prolongamentos de neurónios que se encontram já consumidos.

sábado, novembro 27, 2004

Fenómenos de...Almada


Almada tem destas coisas...de séculos a séculos surgem fenómenos que ninguém sabe explicar:
Em Almada, Carvalhas sucedeu a Cunhal e agora passados 14 anos, acontece o mesmo com Jerónimo de Sousa.
Fenómeno fenomenal é também existirem ainda palavras de ordem como a do ex-líder Álvaro Cunhal, que causem furor nalguns jovens. Realmente assustou-me ver gente nova explodir de extâse com o "Viva o marxismo-leninismo! Viva o Partido Comunista Português!"
Pensava eu que juventude era inconformismo, inovação e que esta não estava instalada!
Mas não, voltaram a aplaudir o "vitória da classe operária, das massas trabalhadoras, dos intelectuais, da juventude, das mulheres e de todas as outras forças progressistas". Classes estas que tanto quanto soube hoje, têm diferentes pesos na altura da votação dentro dos congressos do PCP!
Mas, refresquem-me lá a memória, não são estes senhores que querem a "absoluta igualdade"?Ou só a querem das portas para fora?
A propósito...progressistas não é para dar aspecto de quem pretende progresso? Então porque voltam a escolher um ortodoxo e porque é que mais uma vez não existem alternativas nas listas ou nas moções?Era muito confuso ou anti-estatutário?
Ou será que Edgar Correia, antigo dirigente do dito Partido tinha razão quando disse que, "fica patente que o PCP carece de uma profunda democracia interna".
E se os sindicatos não são instrumentalizados porque razão se falou no nome de Carvalho da Silva para suceder a Carvalhas?
Para finalizar, só referir que aquilo que poderia ser a única novidade deixou de o ser, quando me lembrei que o BE é o PCP num novo formato e que como tal obriga a tal coligação a cheirar a "ranço"

E ainda me chamam eles conservador...
|| JMC - João Maria Condeixa, 01:35

6Comentários:

Viva o marxismo-leninismo e pronto! E os intelectuais precisam de ser liderados por um operário, senão perdem-se em considerações teóricas e atrasam a revolução
Anonymous Anónimo, at 4:31 da tarde  
Já agora, esses intelectuais tem actividade aberta? É uma nova profissão liberal? Descontam?
É que são muitos no novo comité central e das mais variadas idades, o que me leva a perguntar, como se chega lá e no que consiste concretamente...
E quanto é que valem os votos deles, o mesmo que os de um operário ou outra "classe"? Disseram-me que não...
"Se és jovem, tens mais de 18 anos e julgas-te um intelectual...PCP o partido que te satisfaz!"
Blogger JMC - João Maria Condeixa, at 2:40 da manhã  
"ranso" ou "ranço"?

Anónimo só porque não tenho tempo para me registar...

João Baptista
Anonymous Anónimo, at 5:15 da tarde  
"ranço". agradeço e corrijo...
Blogger JMC - João Maria Condeixa, at 3:14 da tarde  
Pelo que percebi, joão baptista é um operário.
Anonymous Anónimo, at 1:35 da manhã  
Ângelo Masmorra, deixe-me felicitá-lo por ter sido crítico e ter assinado. É raro hoje em dia tal pormenor, sobretudo quando se está na posição de crítico.
No entanto permita-me dizer-lhe que é realmente mais fácil permanecer no mesmo marasmo em que se encontra o PCP do que evoluir e reabilitar partidos...Não está a ir contra o seu querido Trostky?
Quanto ao meu conservadorismo, acho que não é difícil através do meu blog compreender a minha posição sobre determinados assuntos, mas conhecer-me um pouco melhor antes de escrever também não fazia mal...sabe...é que através de ensino superior e propinas nunca me perfilaram como um "british gentleman". A massa crítica existe e existirá sempre que for necessária!
Conservadorismo não é sinal de conformismo ou nacional-porreirismo!
Blogger JMC - João Maria Condeixa, at 4:13 da manhã  

Add a comment

Site Meter BlogRating