Axónios Gastos - fibras condutoras ou prolongamentos de neurónios que se encontram já consumidos.

quarta-feira, dezembro 01, 2004

Ora mal...

As leis, as teorias, os modelos científicos, têm muito pouco de útil para o mundo político, principalmente porque dão azo a interpretações díspares ou aproveitamentos indesejados. No entanto pensemos nalgumas que possam ser coincidentes com casos específicos.
A lei de Adam Smith parece-me que resulta maravilhosamente, sendo que "uma mão invisível" coordena o mercado, neste caso as remodelações e as suas consequências. Só assim se explica a oposição nada ter feito e ter recebido a notícia de eleições antecipadas de bandeja, apenas porque o Ministro do Desporto, Juventude e Reabilitação se demitiu...Diga-se que já vi noutros executivos situações bem piores...situações como a do Ministério do Equipamento Social do Executivo Socialista que teve Murteira Nabo (que saiu por fuga ao fisco), João Cravinho e Jorge Coelho (desastre entre-os-rios) ou até a de Martins da Cruz e Pedro Lynce que detinham duas pastas importantíssimas (Negócios Estrangeiros e Ensino Superior), mas onde também não se deu a dissolução.
Já a situação de Martins da Cruz e Lynce e a de Gomes da Silva e Henrique Chaves, servem para sustentar também a hipótese ou modelo científico da Autofagia, que acontece bastante na máquina laranja e onde indivíduos do mesmo campo acabam por se digerir entre si. Pena é que se acumule com a Lei de Gresham e seja sempre digerida "a moeda boa" em detrimento da "má"!
Nunca gostei de palacianismos...
No entanto alguém fica a perder e neste caso é o país, pois finalmente a economia tinha vencido a Força do Atrito, preparava-se para crescer 1,5% este ano e 2,2% no seguinte e volta agora com esta decisão a viver momentos difíceis, a enfrentar congelamentos e a subsistir por meio de duodécimos... a diminuir as suas Fronteiras de Possiblidade de Produção...
Poder-se-á dizer "mais vale tarde do que nunca"? A mim não me parece! As consequências serão catastroficamente negativas!
Tomar uma decisão destas ao fim de quatro meses mostra que, não só se brincou com a democracia, como se jogou com a economia e não se responsabilizaram agentes governativos, nem políticos. É que assim, nem a oposição se mostrou, esforçou, cresceu ou arranjou fôlego...
E a embriogénese que estava a ocorrer para o referendo? essa também terá sido certamente interrompida e eu tão cedo não poderei votar contra! Mais um acto político que irá, mais uma vez, desacelerar as tomadas de decisão e consequentemente o País...
Mas agora só temos de pensar que nada nestes casos passa por Osmose, transporte activo, ou gradiente de concentração, sendo necessário ir a votos e vencer o melhor ou aquele que Portugal escolher...felizmente esta última regra salva o dia!
Salvem-nos também a teoria da relatividade e a teoria do caos e mostrem que tudo isto poderia ser bem pior!
|| JMC - João Maria Condeixa, 03:16

4Comentários:

E curioso que tenham sido os dois maiores amigos de Santana Lopes os maiores responsaveis dentro do Governo para a criacao dos casos politicos que levaram a esta situacao.

Tambem devia-se discutir mais a responsabilidade de Durao Barroso na crise politica que se vive no pais.
Anonymous Anónimo, at 5:35 da tarde  
O momento é quente e por isso propício ao comentário apaixonado e pouco límpido. O recurso à ironia é frequente nestes casos, até porque não está ainda em causa a troca de um modelo político por outro. Está em causa a dissolução da AR e convocação de eleições antecipadas. Para não ser irónico (sempre podia dizer que é pena que Santana Lopes não tivesse oportunidade de continuar a fazer o excelente trabalho que tem feito até aqui) fico-me pelos factos: a degradação do ambiente político é um facto e basta perguntar aos não partidários o que pensam eles do País. Os erros consecutivos do elenco governativo parece evidente, a começar pela colocação dos Professores, aos sim às segundas e os nãos às terças. Não existe confiança e ponto.
Um pormenor do artigo em referência ao referendo: a coligação iria defender o sim, fica o autor com liberdade para defender o não.
o 1,5 e 2,2 % são estimativas. Como o eram a recuperação económica que não existe sem confiança política. Foram demasiadas as trapalhadas.
Mas o debate continua. O PSD não consegui melhorar nem terminar uma legislatura. parabéns ao PP que, feitas as contas, ficou com a imagem credibilizada e longe das palhaçadas sociais democrata.
Anonymous Anónimo, at 2:58 da tarde  
Se a retoma não existe então será que o PS quer voltar ao governo? É que não me lembro de quererem ficar no barco a não ser quando estivesse "mar-chão".
Mas sinceramente o que eu acho, é que tal como dizia o LTN e muito bem, esta III republica já se parece à I e isso só prejudica o país...
2 anos de guterres, 2 anos barroso e 4 meses de santana, assim não estabilidade que aguente ou economia que aumente. Parecemos o "pára arranca" do IC19
Que pelo menos daqui para a frente se trabalhe e vença o país!
Blogger JMC - João Maria Condeixa, at 2:00 da tarde  
Já agora… Críticos há muitos, é corriqueiro e não carece de inteligência, principalmente quando é oriunda de ex-ministros guterristas e respectivos apoiantes.

N.Santos
Anonymous Anónimo, at 7:31 da tarde  

Add a comment

Site Meter BlogRating