Axónios Gastos - fibras condutoras ou prolongamentos de neurónios que se encontram já consumidos.

sexta-feira, março 04, 2005

Um misto de civilizações


Évora. Sexta-feira de manhã cedo e já uma trupe de japoneses se passeia pelas ruas. É meu hábito cruzar-me com eles e é também meu hábito rir-me das suas máscaras de protecção que utilizam como se de Tokyo se tratasse. Em vez de aproveitarem e inspirarem fundo para limparem os pulmões de todas as mazelas, continuam agarrados à máscara, não vá o fog aparecer. Mas, realmente, onde está o fog?
Uma cidade capital de um distrito, à qual até os Romanos reconheceram potencialidades, tem este ar angelical, puro e amigo do ambiente porque razão? Graças às empresas e às indústrias terem todas uma mentalidade nórdica e não poluirem, ou porque as empresas e indústrias não existem?
Infelizmente a resposta correcta é a segunda hipótese...
É lógico que me orgulho que a poluição, essa externalidade negativa, seja reduzida na minha cidade, mas em simultâneo gostaria de ver fixadas empresas, indústrias, nichos de mercado, que tanta falta fazem à região.
A taxa de natalidade é reduzida e inevitavelmente o nº de jovens também vai diminuindo, mas aproveitando para ser irónico, ainda bem, senão onde teriam emprego? Já sei...na Tyco...
Então e em alternativa já pensaram em turismo de qualidade? Em turismo que sirva também para fixar estes japoneses e outros que tais, de modo a que eles cá deixem os seus ienes? É que ver só de passagem templos romanos, não gera riqueza...
Vejamos, temos frio à nórdica, seca à australiana, japoneses à la grand métropole, mas nada de tecido empresarial ou turismo à altura...
Em que tempo parou Évora nestes últimos 30 anos? Viverá ainda à sombra do património?
Não nos fiquemos por aqui...o axónios não fica...
|| JMC - João Maria Condeixa, 13:44

4Comentários:

" Quando deus fez o mundo, no final disse para o diabo que ia criar uma cidade modelo, linda á vista com paisagens divinas, perto da fronteira do país vizinho a 1hora da capital do país e a 1 hora do mar. Com belos monumentos, pouca poluição, boa comida e muita paz. O diabo então disse (deus vais criar o paraiso) deus respondeu( pois seria se não fosse a porcaria de povo que lá vou colocar!).
Esta anedota poderia ser nossa já que temos tudo mas infelizmente não sabemos aproveitar o filão de ouro que temos. Se não vejamos que serviços de qualidade temos para os turistas? Os mapas não existem? Os guias são poucos e pagos a peso de ouro! As lojas, restaurantes e até os momunentos fecham às horas a que os turistas saiem e até os intervenientes empresariais desta area se encontram de costas para os clientes e uns para os outros. Isto para não falar da Região de turismo que só promove rotas para turista de elite e que não faz nada visivel pela cidade e pela região (pode ser que façam mas nós não damos porisso).
Por todas estas coisas Évora com a Cãmara da cor que for nunca terá outro caminho se não a desertificação! É uma pena pois conheço muitas cidades do país e algumas do Mundo e esta minha cidade teria tudo para ser das melhores e não é!
Anonymous Anónimo, at 1:04 da manhã  
Eu reparei João. Estava contigo e vi a mesma coisa. Apesar da parvoíce eu acho que tu andas chateado com outra coisa. Mas acho que não tens motivo. Um dia as pessoas vão perceber o valor que tens. Espero que as pessoas percebam o teu valor. Eu já o percebi há muito.
Anonymous Anónimo, at 1:17 da manhã  
os japoneses, muitas vezes, utilizam as mascaras nao para se protegerem mas para proteger os outros de possiveis contagios, quando estao doentes ou simplesmente constipados. era bom que todos fizessemos o mesmo, assim talvez nao se espalhasse tanto a gripe.
Anonymous Anónimo, at 11:00 da manhã  
os japoneses, muitas vezes, utilizam as mascaras nao para se protegerem mas para proteger os outros de possiveis contagios, quando estao doentes ou simplesmente constipados. era bom que todos fizessemos o mesmo, assim talvez nao se espalhasse tanto a gripe.
Anonymous Anónimo, at 11:01 da manhã  

Add a comment

Site Meter BlogRating