Axónios Gastos - fibras condutoras ou prolongamentos de neurónios que se encontram já consumidos.

segunda-feira, abril 11, 2005

Azul e amarelo dá verde... -I

Para quem não chegou a ler o artigo no Notícias Alentejo e não está com paciência para lá o procurar, deixo aqui o começo. Para o lerem na totalidade basta juntarem ao resto que se encontra num post ligeiramente mais antigo e que está um pouco mais abaixo. Começa então assim:
Na ciência. Quando esta progride e descobre novos horizontes acaba por desmistificar e lançar por terra alguns sonhos mais românticos. No fundo terá sido isso que Newton fez quando friamente criou um espectro colorido resultante da decomposição da luz branca. Esse espectro não era mais que um arco-íris artificial produzido pelo Homem. Esse espectro matou o misticismo, o romantismo, as lendas e mitos que pairavam sobre a ponte colorida que se abria no céu em dias de chuva. Mas esse espectro fez nascer muitos outros avanços, muitos novos horizontes, nomeadamente permitiu saber que as cores primárias ou básicas não são passíveis de sofrer decomposição. Permitiu saber que das três cores chamadas fundamentais era possível obter todas outras cores que compõem a luz. E na realidade é mesmo assim...Azul combinado com amarelo resulta em verde...verde a cor da esperança.
continua...
|| JMC - João Maria Condeixa, 17:28

2Comentários:

muito bom, parabéns pelo blog, já agora faz uma visita ao meu http://souburro.blogspot.com
Blogger pita, at 5:59 da tarde  
O comentário anterior tem toda a razão de ser e desde já me penitencio pela imprecisão científica...no entanto se for lida a continuação num post um pouco mais abaixo com o título "azul e amarelo dá verde" perceber-se-á a intenção que originou a dita falta de rigor...
Blogger JMC - João Maria Condeixa, at 3:31 da tarde  

Add a comment

Site Meter BlogRating