Axónios Gastos - fibras condutoras ou prolongamentos de neurónios que se encontram já consumidos.

domingo, maio 01, 2005

Erosão - Resultados a longo prazo


Para aqueles que choram, e bem, a falta de água que se faz sentir pelo país, deixo um pouco das minhas preocupações técnicas. Deixo-as hoje pois tive uma pequena esperança que viesse uma trovoada de Maio e vertesse alguma água, mas não...a seca continua!
E os resultados? Esses se agora já se fazem sentir, lá para Setembro/Outubro, quando as reservas - as nossas e as dos países mais próximos- tiverem findado, serão insuportavelmente gravosos. E já se sabe, em termos económicos demorarão um pouco mais a aparecer, mas prolongar-se-ão até data indefinida.
Mas o que a longo prazo é importante e ainda não foi falado é a erosão dos solos:
Como sabem no ano passado com os fogos, muito do estrato arbustivo e arbóreo que saiu de cena, não teve ainda – nem terá tão cedo- tempo para recuperar, sendo que se aguentou apenas o herbáceo. No entanto e com o ano sem água que se faz sentir, também este foi hipotecado, deixando por completo a terra despida ao sabor dos efeitos climatéricos. Os ventos, os animais, as mobilizações de solos, as águas, irão varrer muita da qualidade dos nossos solos, pois não têm tapete, nem raízes, que os impeçam. Assim, não só não crescerá alimento nos nossos solos para os nossos animais, como também assistiremos à deterioração deste recurso.E com o verão a aproximar-se e consigo mais fogos, sem que haja água para os apagar, eu não quero sequer pensar em que ciclo iremos entrar. Mas isto sou eu a pensar longe, muito longe...tão longe que parece não preocupar ninguém!
|| JMC - João Maria Condeixa, 20:09

0Comentários:

Add a comment

Site Meter BlogRating