Axónios Gastos - fibras condutoras ou prolongamentos de neurónios que se encontram já consumidos.

sexta-feira, julho 29, 2005

Cansaço independente IV

Aqui vos deixo a minha última crónica publicada no Notícias Alentejo. A vantagem de um blog é possibilitar, em tempos de menor disponibilidade, a articulação de alguns posts numa espécie de compilação, permitindo isto que aqui vos deixo:

Cansaço independente

Se alguns são iluminados de modo a compreenderem o momento oportuno para determinada acção, outros optam por, nas trevas, irem tacteando as várias opções apresentadas, sendo que até acertarem na correcta, já uma série de interruptores foram pressionando, despoletando algumas acções menos favoráveis, quer a si, quer aos demais. Vem isto a propósito de alguns avanços e de alguns recuos, uns correctos, outros nem por isso, que por aí se têm dado.
Na altura da formação do executivo socialista, ao ver tantos independentes na sua constituição que colocavam os “suspeitos do costume” como “treinadores de bancada”, pensei num desfecho menos feliz. Ou os independentes faziam refém o partido socialista (pensamento meramente retórico, sem nenhuma fé depositada) ou os “meninos da máquina” tomavam conta dos independentes e dos projectos que eles pretendessem tomar, com vista a garantir a continuidade e manutenção do perfil despesista a que já nos habituaram. Pois bem, o inicio da segunda hipótese já se sentiu.
Os projectos e a cultura do aparelho socialista, onde se incluem dois elefantes brancos e outros paquidermes mais camuflados, tomaram conta de toda a energia independente, deixando esgotado de “cansaço”, Campos e Cunha.
O cansaço ao fim de 4 meses, quando a agitação social se encontra ainda numa fase preparatória e ainda não saiu verdadeiramente para as ruas, só pode ser derivado de problemas internos. Só pode ser derivado de uma constante briga interna, na tentativa de controlar a clientela socialista que se começa a agigantar e a idilicamente sonhar com os resultados autárquicos. Só pode ser cansaço resultante da antevisão do comportamento do Primeiro Ministro e de outros seus amigos mais chegados, quando virem que está sobre eles a possibilidade de inverterem os resultados que hoje são preconizados. Será nessa altura que lhes nascerá a verdadeira veia para a promessa. Aquela que os levou a vencer as eleições e que depois com tanta argúcia falsearam. Campos e Cunha não quis assistir a essa subida de tensão...cansou-se antes!
Outros pelo contrário não se cansam. É o caso de Mário Soares. Não que a sua idade, por si, constitua problema. Problema constitui, para mim, a sua área política; o seu percurso na vida; as suas últimas e “brilhantes” afirmações; o seu eventual proteccionismo presidencial para com o executivo socialista (se bem que aqui existirá um limite, pois Soares já se acha supra-sumo e supra-partidário); a sua anterior experiência presidencial; o eventual regresso da esquerda que tinha, felizmente, terminado com a era guterrista e o favorecimento inexplicável ao "clã" Soares.
Já chega, estou cansado do "lobby" da família Soares que parecem teimosamente não querer sair de cena...E sempre, segundo eles, pensando profundamente nos portugueses! Fazem-me lembrar aquelas tias que, insistentemente ao longo dos anos, continuam a aparecer nas fotos da Olá!Semanário ou outras revistas do género, sabendo que a sua época has gone with the wind...
Uma espécie de Amália que, reconhecendo eu todo o seu mérito, não soube sair na altura devida...
Realmente a sinalética de saída ainda está num formato muito diminuto!
Senão veja-se, casos como os de Valentim Loureiro, de Fátima Felgueiras, de Avelino Ferreira Torres, personalidades que estão a ser analisadas pela justiça, teimam em contrariar o “bom-senso” e a teimosamente apresentar candidaturas que tanto ferem a política e a visão que os cidadãos dela têm.
Há mesmo um cansaço e é um cansaço independente...pois aqueles que menos estão ligados às máquinas partidárias, aqueles que apenas gostam de se manter informados, qualquer dia desistem e cansam-se de vez!
|| JMC - João Maria Condeixa, 20:02

0Comentários:

Add a comment

Site Meter BlogRating