Estive fora. Percorri o país quase de lés a lés. Foi tremendamente cansativo, mas extremamente pedagógico. Vi "fins do mundo" de pasmar pela sua beleza, vi um país em que a diversidade ainda impera. Vi a cultura portuguesa nas suas mais diversas correntes. Vi as suas gentes sãs, o alento que os estimula, o calor que libertam quando nos acolhem, a simpatia que trazem nos olhos e a enorme boa-vontade que lhes preenche o coração! Vi o país real que coberto pela área ardida, fogos presentes e seca extrema, continua a viver por prazer, por gosto, por amor à terra!
Mas assustei-me! Para além de outros problemas, de outros obstáculos e de outras falhas que falarei mais tarde, vi todos quererem o mesmo. Todos por esse país queriam um mesmo...um mesmo que está esgotado...um mesmo que não serve a todos!
Todos querem Auto estradas, todos querem Universidades (não servem politécnicos, sequer), todos querem Turismo de excelência, de elite, todos querem campos de Golfe...Todos querem o mesmo modelo, independentemente se lhes serve ou não...se está esgotado ou não...se seria viável ou não!
Todos querem muito, sem quererem nada! Falta-lhes saber e conhecer, para exigirem mais, para exigirem diferente!
Tens razao, um dos problemas do nosso pais é que se inveja a prosperidade do vizinho, e se exigem as mesmas condicoes para realidades diferentes. Poucas pessoas perdem tempo a analisar as capacidades da regiao e a idealizar projectos adaptados as condicoes existentes.
Parabens pelo aninho do blog! So agora tive oportunidade de o conhecer mas gostei e vou aparecer mais vezes!
Abracicos!