Axónios Gastos - fibras condutoras ou prolongamentos de neurónios que se encontram já consumidos.

domingo, janeiro 22, 2006

3 pontos curtos

Realmente, tempo é coisa que não tenho tido para me inteirar do assunto que adiante vou tratar, no entanto há sempre dois ou três pontos que se podem focar:

1) As eleições para os órgãos sociais da Universidade de Évora foram alvo de agendamento para nova ida às urnas, justificado pelo método eleitoral não ser o adequado.
Também eu discordo totalmente do método (embora seja o habitual) e compreendo os problemas que pode gerar, no entanto, sabendo que daí não advinha grande diferença nos resultados, advertia para que em próximos momentos não se repetisse a sua utilização, mas não solicitava novas eleições. Quanto mais não fosse para não levar outra derrota...

2) Com novas eleições marcadas e na posição de lista vencedora, ainda para mais com esmagadora maioria, jamais colocaria uma providência cautelar para anular o despacho do Reitor. Ainda para mais sabendo que tal mecanismo desencadearia uma paralisação da Universidade com custos elevadíssimos. Sabendo isso, tendo confiança e consciência tranquila quanto aos resultados, iria, magnânimo, novamente a votos. Infelizmente, o prato servido frio, não permitiu tal descernimento...

3) Quanto às eleições para a reitoria, agora que julgo tudo normalizado, posso debruçar-me sobre o assunto. Tal como nas presidenciais, não tenho nenhum candidato “meu”. Gostava, bastante, de ver uma terceira alternativa. Uma que acreditasse no rigor, na competitividade, na necessidade de projecção, no aumento de credibilidade, no aumento da responsabilidade docente (A UÉ sofre mais desta do que da discente), no aumento da exigência sobre a actividade cientifica e de investigação, enfim, numa candidatura que vestisse realmente a camisola da UÉ!
Por tudo isto, conhecendo o facilitismo, apanágio de Jorge Araújo, não lhe daria o meu apoio, nem o meu voto! Não conhecendo o suficiente, quer das ideias, quer da pessoa, que é Carlos Braumann, o problema manter-se-ia.
Teria de aguardar por um D.Sebastião ou votar no mal menor...

P.S. Sem dúvida que as eleições para a reitoria da Universidade de Évora têm muito em comum com as presidenciais!
|| JMC - João Maria Condeixa, 00:35

4Comentários:

Tens razão, só que umas já foram e as outras não se sabe quando serão.

Beijinhos
Blogger MT, at 8:02 da manhã  
DESPACHO N.º 03/2006

Eleição do Reitor da Universidade

1 - No decurso do processo eleitoral que culminará com a eleição do Reitor da Universidade de Évora foi intentada uma providência cautelar dirigida ao Despacho Reitoral que determina a repetição do acto eleitoral relativo aos representantes dos Estudantes à Assembleia da Universidade e ao Senado Universitário.

2 - Em consequência: a) tendo em conta a situação de bloqueio institucional que resulta para a Universidade, designadamente pelo facto de a providência cautelar se encontrar pendente e sem prazo para prolação à vista; b) encontrando-se o processo eleitoral efectivamente refém - face ao disposto no art.º 128.º do Código de Processo nos Tribunais Administrativos -, quer da decisão de proceder à sua repetição, quer da providência cautelar intentada, quer ainda, eventualmente, do recurso contencioso que se seguirá e cujo prazo de interposição terminará em 24 de Janeiro deste ano; c) determinado a defender o interesse público que está subjacente a uma rápida reposição do processo eleitoral inicial, solicitei Parecer aos advogados Dr. José Côrte-Real e Dr. Carlos Neves no sentido de ser elucidado sobre as medidas a tomar.

3 - Sou aconselhado nesse Parecer a revogar a decisão que determinou a repetição do acto eleitoral, o que determina necessariamente o termo da providência cautelar, por inutilidade superveniente da lide, e consequentemente determina também o termo da suspensão da executoriedade que a providência cautelar acarretou.

4 - Seguindo esse conselho, com os fundamentos constantes do Parecer supra-mencionado, nos quais me louvo, relativos à legalidade do Despacho n.º 87/2005, de 24 de Outubro, e do Despacho Rectificativo deste, de 26 de Outubro de 2005, e com os olhos postos exclusivamente no interesse público, revogo os mencionados Despachos.

5 - Em consequência, homologo o resultado das eleições dos representantes dos estudantes à Assembleia da Universidade e ao Senado Universitário, que tiveram lugar no dia 20 de Outubro de 2005. 6 - Face ao exposto, e nos termos do n.º 2 do art.º 10.º dos Estatutos da Universidade de Évora, designo o próximo dia 13 de Fevereiro para a eleição do Reitor.

Universidade de Évora, 11 de Janeiro de 2006

O Reitor

Manuel Ferreira Patrício
Blogger JC, at 8:07 da manhã  
"(...), conhecendo o facilitismo, apanágio de Jorge Araújo, não lhe daria o meu apoio, nem o meu voto! Não conhecendo o suficiente, quer das ideias, quer da pessoa, que é Carlos Braumann, o problema manter-se-ia. "

Aqui,o problema é seu, pois Carlos Braumann, possui um manifesto onde expõe as suas ideias (que pode encontrar na net)e participou num debate promovido pela Associação Académica da Universidade de Évora.

A informação existe, se não lhe interessa conhecê-la, isso é outra questão. Não tente é ocultá-la.

E quanto ao D.Sebastião, prefiro pensar que somos todos nós, sérios, isentos e coragem.
Blogger JC, at 8:15 da manhã  
João,
verifica o link no MetaBlog.
Um abraço.
Blogger Ampop, at 4:16 da tarde  

Add a comment

Site Meter BlogRating