Axónios Gastos - fibras condutoras ou prolongamentos de neurónios que se encontram já consumidos.

sábado, janeiro 14, 2006

I've got mail...

Chegou via e-mail, mais um artigo de Ricardo Freixial que não viu espaço para publicação fora da blogosfera:
PARA O “MONARCA”? NÃO HÁ PACIÊNCIA...!
E JÁ AGORA...UMAS PERGUNTINHAS TAMBÉM!
As qualidades pessoais serão sempre importantes para qualquer desempenho de cidadania incluindo naturalmente para o de Presidente da República. Assim, não bastará para dormirmos descansados, ter “um amigo na Presidência”. É um facto!
Mário Soares, que não considero fixe, e muito menos “fixíssimo” (que exagero...!), não me fazendo naturalmente vibrar (pudera que fizesse...!), nem com as suas palavras e muito menos com o seu olhar, é no entanto tragado por alguns.
Pelo seu passado, pelos componentes do seu perfil e até mesmo pela sua idade será seguramente um “osso” e “carne” difícil de roer, mas considerá-lo impróprio para consumo ou intragável seria pouco elegante. De facto, facilmente se encontram outros adjectivos que melhor o classificam...
A sua candidatura dá no entanto oportunidade a algumas questões:
Por que é que, não sendo Mário Soares naturalmente um “gentleman” ( nem no vestir, nem no penteado, nem no porte pouco atlético, nem na educação e boas maneiras e muito menos na verticalidade das suas posições), ainda há quem confie no seu rechonchudo rosto?
Por que é que, perante Mário Soares falando muito, dizendo nada (ou tudo?), sendo pouco racional e esquentando à primeira contrariedade, não se importando nada em ser deselegante, quantas vezes roçando a ofensa pessoal e a boçalidade, ainda há quem obsessivamente tente impor a sua imagem?
Por que é que, não sendo Mário Soares naturalmente um bom gestor, alguns tentam fazer passar a ideia que os seus discursos transmitem substância capaz de solucionar os problemas do país?
Por que é que, não sendo Mário Soares naturalmente um técnico experimentado, alguns nos querem fazer acreditar nas ideias que brotam desaustinadamente do confuso labirinto do seu envelhecimento?
Será porque, não tendo sido Mário Soares um bom Primeiro Ministro e tendo cumprido dois mandatos como Presidente da República, que eu não consigo sequer imaginar como seria tê-lo de novo refastelado no Palácio de Belém?
Ou será por não ter mais paciência para voltar a ver faustosamente instalado em Belém, o “Presidente-Rei” com toda a sua “corte”, “bobos”, “cronistas do reino” e tudo o resto, que eu pressinto que o “Velhote”, com o qual não me identifico de maneira nenhuma (quanto mais ás mil...), não terá sequer que disputar a segunda volta porque perderá logo na primeira?
Tenho naturalmente, respostas para estas perguntas. Os senhores leitores terão também as suas, quiçá diferentes. Por isso, eu não intuo. Ou seja, não serei atrevido ao ponto de expressar visões beatíficas. O povo, esse saberá analisar as palavras e entender os corações ou as acções, muito mais que os rostos, porque segundo a sabedoria popular “quem vê caras não vê corações” e escolher de entre os candidatos, aquele que no seu entender melhor se identifica com a Nação. Tudo isto claro, após a exibição do típico manguito aos “Diáconos Remédios” quais caciques da nova vaga, que lhes querem descaradamente fazer as ideias.
Ricardo Freixial, “fixíssimo” também.
|| JMC - João Maria Condeixa, 12:12

0Comentários:

Add a comment

Site Meter BlogRating