Axónios Gastos - fibras condutoras ou prolongamentos de neurónios que se encontram já consumidos.

terça-feira, fevereiro 21, 2006

Terra vermelha e de contradições

Acompanhando a actualidade da comunidade cplp em África surge uma grande dúvida:


Um país como Angola, rico em recursos minerais, cujo crescimento é de 27% ao ano, em que o café, o algodão e a borracha têm francas hipóteses de vingar, com uma costa marítima também extremamente rentável, não se consegue impor? Chega ao ponto de se constituir como mercado atractivo para os países de leste que lá vão sedeando empresas e fazendo investimentos?
Talvez não seja de estranhar assim tanto...
No fundo é um país de contradições, pois a par dos dados anteriores, Angola tem também uma das mais baixas densidades demográficas (4 habitantes/km quadrado). O seu índice de urbanização não vai para além dos 12% e no país onde a fecundidade é a mais elevada do mundo existe como contraste o maior índice de mortalidade infantil.


Portugal, com o modelo de descolonização que aplicou, co-responsabilidade de Mário Soares, em nada ajudou a que tais assimetrias e contradições não se impusessem.
A pressa é inimiga da perfeição e nenhum ser humano aprende do dia para a noite a tomar conta de si! Muito menos quando os interesses em seu redor são tantos que só invocam abutres...
Mas será que a sua riqueza, origem de tanto desentendimento político e guerrilhas permanentes, terá algum dia proveito? Conseguirá Angola, enquanto nação, sobrepor-se à inveja pessoal e à ambição humana para atingir a posição que lhe é merecida?

|| JMC - João Maria Condeixa, 16:01

0Comentários:

Add a comment

Site Meter BlogRating