Axónios Gastos - fibras condutoras ou prolongamentos de neurónios que se encontram já consumidos.

terça-feira, março 21, 2006

Congresso das desnecessidades

A blogosfera ressente-se da falta de momentos eleitorais. Os comentários escasseiam, a actividade “postiva” vai diminuindo, a consulta vai sendo mais comedida e os assuntos arrastam-se ou então, trocam-se piropos entre bloggers. É o resultado desta pausa eleitoral, mas também é o resultado da falta de reformas estruturais do Governo. É certo que tem tido pontos positivos, mas tem essencialmente conseguido esquivar-se a reformas necessárias, passíveis de agitação, e assim tem prosseguido à tona de água. Culpa dos bloggers que não exigem e se viram para dentro.


Mas pior ainda é quando os partidos de oposição também têm a mesma postura. Num momento destes, onde o combate eleitoral não se trava, urge batalhar no plano ideológico, no plano de oposição forte, construtiva e credível, ao mesmo tempo que se deverá cuidar das suas estruturas para arregimentar forças, limpar baionetas e preparar futuros combates. Enfim, “Há que fazer partido”!


Mas não tenho visto isso…Num caso concreto, assistimos a uma tentativa de re-legitimação pela terceira vez, quando não o era necessário. Foi o congresso de Lisboa, as directas e agora um congresso extraordinário… e com que finalidade?

Os únicos resultados serão, uma paz podre, o desperdício de recursos financeiros e tempo numa ratificação escusada, a dissecação de um partido, tornando público todas as suas fragilidades e finalmente, o perpetuar ou adiar de certas birras…


O custo de oportunidade é elevadíssimo. Permanecerão lacunas crassas nas estruturas, desviar-se-ão espingardas e o eleitorado, ponto prioritário, não se fidelizará. E nada, pelo que vejo a esta distância do congresso, ficará sanado.


|| JMC - João Maria Condeixa, 01:24

1Comentários:

João, achas que o cds conseguirá encontrar a paz, com os estimulos parlamentaristas contrarios que se têm visto? Não achas que está na altura de mostrar lá dentro quem manda! Eu até simpatizo com o Nuno Melo, mas a bancada não tem tido consideração pela direcção. Ou será que tenho de mudar de lentes, já que possivelmente não ando a ver o filme todo?
Anonymous Anónimo, at 9:38 da tarde  

Add a comment

Site Meter BlogRating