Dando continuidade ao projecto temático iniciado uns posts atrás, iremos av

ançar ligeiramente no tempo até ao Sumérios. Ora na zona do Crescente Fértil, Mesopotâmia, surge uma organização de indivíduos espontânea, sob a forma de cidades-estados (cidades que eram também nações independentes). Esses povos, que constituíram a primeira civilização, foram os Sumérios. Essas cidades, localizadas em importantes rotas comerciais ao longo do Tigre e Eufrates, possuíam óptimos edifícios públicos, mercados, oficinas e sistemas de água. Existia um palácio real e um
zigurate (espécie de templo) dedicado ao deus da cidade. À volta dos edifícios públicos construíam-se habitações e numa zona mais afastada os campos agrícolas.

Os Sumérios divisaram o primeiro sistema de escrita, a cuneiforme. Escreviam em tábuas de argila, que subsistiram até aos dias de hoje, mostrando as suas diversas valências. Cálculos, registos, escritos sagrados e cartas demonstram toda a sua prosperidade. Por volta de 2900 a.C. à medida que o crescimento populacional se fazia sentir, o comércio tornou-se mais importante com a religião (à semelhança do que acontece hoje em dia) e os sacerdotes foram afastados do centro de poder.

A rivalidade entre as várias cidades aumentou e lutaram entre elas para alcançar a supremacia. Para além disso, o conforto e benefícios alcançados, atraíram outros povos vindos da Pérsia, Arábia e Turquia. Quando a cidade de Acad dominava, o seu líder, Sargão, impôs a ordem, mas também a crueldade e violência, até que em 2100 a.C. deu-se o seu declínio e respectiva substituição de poderes para a cidade de Ur. Durante quase um século a cidade manteve a sua proeminência, até ser abafada pela expansão Babilónica e Assíria.