Axónios Gastos - fibras condutoras ou prolongamentos de neurónios que se encontram já consumidos.

quinta-feira, abril 06, 2006

Avanço em várias frentes


Há muito que admiro o país do sol nascente. Por várias razões, mas principalmente pela mentalidade que muitos consideram gelada e que eu prefiro ver como eficiente, pragmática e estimulante. Pois agora, o Japão compromete-se a pôr, não sobre rodas, mas sobre carris, o projecto das pilhas de combustível. É, talvez, um pequeno salto tecnológico, mas um enorme vôo no paradigma energético e ambiental e sobretudo nas mentalidades. Em 2007, o Japão terá um comboio a pilha de combustível.

Torna-se o primeiro a evoluir. Dá o primeiro passo no sentido contrário às energias não renováveis, abre um nicho que poderá aproveitar e liderar, mas acima de tudo constrói um novo ser humano. Um humano realmente auto-sustentável e auto-preservável.

A pilha existe há muito, salvo erro fruto da evolução militar, no entanto as amarras financeiras sempre impossibilitaram países avançados de aplicarem tal projecto. Muito menos nos transportes, ainda por cima colectivos. Extrair petróleo a preços baixos e vendê-lo a preços aliciantes, sempre é mais rentável. Para além disso, os custos de implementação da pilha são elevados e o retorno ambiental não faz parte dos cálculos quando se estimam os proveitos, daí não ser tão apetecível. Mas os cenários parecem mudar. Se houve a corrida ao ouro e ao petróleo, certamente que existirá a corrida às energias alternativas. Pode tardar, pode demorar, mas o Japão já se qualificou em bom lugar na pole-position.

Para compreenderem melhor a potencialidade da pilha de combustível, enquanto fenómeno inverso da electrólise, ou seja, gerador de electricidade e vapor de água quando combinados hidrogénio e oxigénio (este capturado do ar), deixo aqui este link.
|| JMC - João Maria Condeixa, 18:58

2Comentários:

OLÁ, SE TODOS NO MMUNDO TIVESSEM A NOSSA MENTALIDADE ISTO SERTIA UM LUGAR BEM MELHOR DE SE HABITAR; MAS NÃO, O "VIL METAL' IMPERA EM TODOS OS CAMPOS VIGENTES. APLAUSOS AOS NIPONICOS, QUE POR INCRIVEL QUE PAREÇA, SEMPRE ESTÃO ANOS À FRENTE DO OCIDENTE EM ESTADOS DE MENTALIZAÇÃO SUPERIOR & EFICIÊNCIA PERFEITA. EU FAZIA , A 7/8 ANOS, JIU-JITSU, E SEIU BEM O QUE ISTO REPRESENTA.. ACESSE: WWW.OCOVILDODEMONIO.THEBLOG.COM.BR É LÁ QUE MINHA FILOSOFIA UM TANTO ESTRANHA & DEPRESSIVA EXPRESSA-SE. DESDE´JÁ GRATO PELO ESPÇAO CEDIDO.
Anonymous Anónimo, at 9:50 da tarde  
Enquanto o petróleo for uma mina para enriquecer ainda mais meia duzia de ricos, nunca existirão alternativas.


Festas em honra de Nª Srª da Boa Nova, em Terena. Programa já disponivel.
Blogger kapa, at 11:07 da tarde  

Add a comment

Site Meter BlogRating