Axónios Gastos - fibras condutoras ou prolongamentos de neurónios que se encontram já consumidos.

terça-feira, maio 09, 2006

Contrabando obrigatório


A população raiana, mais concretamente as que dependem de Elvas, voltam a pensar no contrabando. Desta vez, não para subsistirem, mas para existirem. É que hoje, em vez de procurarem além fronteiras produtos interessantes, arriscam-se a procurar serviços de maternidade. Passarão a saltar a fronteira para irem ter os filhos e depois, não encapotadamente, trarão os seus rebentos pseudo-portugueses para o lado de cá. Realmente este Governo, depois da Iberdrola, arranja outros mecanismos para a invasão neo-filipina!
|| JMC - João Maria Condeixa, 20:05

13Comentários:

Essa do pseudo-português é boa.
Só porque se nasceu em Espanha passa-se a ser espanhol?
O Narana é o quê?
Esgrima argumentos no âmbito da qualidade de serviço prestado às mães e crianças ou não conhece a maternidade de Elvas?
Veja lá que presunto do Porco Preto que come não é alentejano mas espanhol. É caso para invasão ou exílio para o Brasil?
Anonymous Anónimo, at 12:23 da tarde  
Eu concordo com o encerramento de algumas maternidades. O Que deve estar em causa não são os numeros de partos, mas sim o apoio médico que se pode dar a esses mesmos partos. Se são necessários médicos especializados e se nós não os temos, se calhar devemos fornecer às futuras mães esse apoio. Agora, porque não temos médicos é outra história. Apenas acho que as maternidades inseridas em concelhos jovens (como é o caso de barcelos) devem ser excepção. É também aqui que se verifica a desertificação. O Problema é sensivel, mas compreendo porque fecham.
E essa ideia da invasão neo-filipina tem muito que se lhe diga: Quando estamos na bancarrota têm de ser os espanhois a nos safar com investimentos e emprego, e quem quiser prosperar tem sempre de contar com eles. São sempre os maus da fita, mas conseguem crescer 4,5% ao ano...e não me venham com ideias que a culpa é deste governo. Porque do anterior NADA a retirar de proveitoso. E mais. Esperemos então pela invasão ucraniana, brasileira, africana etc etc, porque se não forem eles...Quem irá construir este país de doutores e engenheiros? Talvez aí tenhamos também nascimentos para justificar a abertura das maternidades.

Um abraço
Miguel Cachão
Anonymous Anónimo, at 12:25 da tarde  
E tu? Oh anonimo das 12.23m. Es o quê. Na altura eras chamado branco de segunda!
Anonymous Anónimo, at 10:06 da tarde  
Concordo absolutamente contigo Miguel!! Mas, se notaste a reportagem da SIC de hoje sobre essa problemática, notarás que as condições de assistência ao parto na maternidade de Elvas são as melhores!!
Só hoje realizaram-se aí 7 partos, 3 dos quais através de cesariana. O que levou o ministro da Saúde no caso concreto de Elvas, a fechar a maternidade foi o racio e, consequente insuficiência dos números por esta apresentada!! Saberás decerto, visto que não é segredo algum!
Acho que a questão de torna complexa a partir do momento em que o Estado Português deixa de prestar assistência médica em condições dentro do razoável a quem está à espera de bébé!! Está a negar-nos a nós, portugueses, um direito que deveria ser "inalienável", o direito a termos cuidados e assistência médica devidos! Estamos é nós a perverter os deveres de um Estado-Nação enquanto tal, tanto é assim que cada vez mais assistimos à criação de plataformas logísticas junto da raia, nomeadamente hospitais de campanha, grandes centros comerciais, terminais de transportes, etc, de forma a rentabilizar o nosso mercado por óbvias insuficiências do Estado Português!! Dir-me-ás que eles são inteligentes! Concordarei, pois se fosse espanhol faria o mesmo, a questão é que eles têm cada vez mais essa apetência porque nós portugueses(refiro-me concretamente ao Estado Português)o permitimos! Temos o aeroporto de Lisboa, com sucessivos atrasos, TGV em Portugal, deslocalização de grandes centros empresariais e tecnológicos de Lisboa para Madrid, falta de fiscalização das nossa fronteiras nacionais, etc, tudo isto, em larga escala e, discutido insustentavelmente, sem medidas práticas não nos leva a lado nenhum!! A culpa é deste Governo Miguel, tal como do do Dr. Santana Lopes, do Dr. Durão Barroso, do Eng.º António Guterres, e por aí adiante!! Não deveremos ser maniqueístas e lançar a pedra a estes, tornando os outros deuses na terra. Agora discutindo quiçá mais jocosamente uma série de ocasionalidades, este facto da matenidade de Elvas, a "atoarda" do ministro Mário Lino sobre o Iberismo, a 1ª visita oficial do Eng.º Sócrates a Espanha em que disse "a prioridade é Espanha, Espanha, Espanha...", as últimas deligências do Ministro da Agricultura, que tenta dividir os agricultores para reinar, demonstrando num claro tom de autoritarismo, segregação social e regional entre a classe, fazendo-nos esquecer o principal dever dele enquanto ministro daquela pasta; tudo isto nos pode fazer pensar um pouco. E, puxando pela memória,reaçendendo os revivalismos que remontam à implantação da nossa República, entre socialistas portugueses, a sua diapasão sempre foi pelo Iberismo!! Ou seja, Portugal funcionando como uma simples região autonómica de Espanha!!
Notarás igualmente que a degradante posição do ex. ministro Pina Moura, representante da empresa espanhola Iberdrola, na sua pretensão a um lugar no Conselho Superior da EDP, foi delapidar a esse respeito!! Em Espanha quem agisse dessa forma seria considerado traidor à Pátria!! Em Portugal, ainda tivemos a decência e atenção do nosso Presidente de então, Dr. Jorge Sampaio, que estupefacto com tamanha oferta do nosso governo, lá lhe puxou as orelhas!! É que esta cena foi chocante e evidente da falta de brio e defesa dos nossos interesses por parte de quem nos governa!
Relativamente aos emigrantes em Portugal, subscrevo inteiramente o que dizes!! Desde que haja emprego para eles, venham todos!! Bem nos têm ajudado a minimizar toda a tragédia da economia nacional!! E nota, que fazem exactamente em Portugal, o que o bom do português fazia no Luxemburgo, França e Suiça, nas décadas de 50, 60 e 70!! O trabalho que os nacionais dos respectivos países se recusavam a fazer!! A história dá-nos esse horizonte amplo!!
Grande abraço e, como sabes, é um prazer encontrar-te pelo mundo blogosférico!!
Blogger Epicurismos Visuais, at 10:26 da tarde  
Enquanto o estado não se transformar, através de uma remodelação de fundo, não há executivo governamental que esteja isento de culpa. É insustentável perdurar neste modelo de estado-providência, onde apenas se vão realizando medidas a retalho. Não há projecto estruturante. Esta ideia fere a dignidade individual, fragiliza a soberania da Nação e acima de tudo, limita, e bastante, o leque de escolhas possíveis na altura do nascimento.Interessante é pensar que a discutida remodelação começou com argumentos económicos, mas vai agora buscar argumentos sustentados na falta de condições e de profissionais...
Blogger JMC - João Maria Condeixa, at 8:53 da tarde  
Amigos,

Das duas uma: Ou continuamos com as maternidades abertas e gastamos rios de dinheiro, ou fechamos as maternidades e poupamos. Não me venham com condições boas ou más porque são RARAS as maternidades que oferecem condições a urgências. Urgências e não partos normais! Estes últimos são induzidos e não como se vêm nos cinemas que "as águas rebentam de um momento para o outro". Acho mais alarmante a não existência de uma unidade de suporte avançado de vida no Alentejo inteiro e em muitas regiões do país do que o encerramento de maternidades. Está em causa a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saude (SNS) e não umas meras questões éticas e patriotas "do nasce em Portugal ou Espanha". Sempre pensei que 20 anos após a adesão à UE e sempre termos sido um pais de emigração, que as mentalidade já se tivessem aberto. Não compreendo porque não se critica as pessoas que optam ser operadas no Reino Unido ou em França? e porque não se fala das pessoas que vão a Espanha abortar? Ou porque temos listas de espera monstruosas? Entre muitos casos que se quiserem enumero mais. Em causa está o SNS e metam na cabeça que se não há dinheiro, há que fechar nalgum lado. É tão simples como 1+1=2. Quem me dera que em Portugal o Problema fosse só este das maternidades...

Abraço a todos
Anonymous Anónimo, at 12:16 da manhã  
Caro Miguel!! Deixa-me desde já salientar que continua um estímulo discutir, esgrimir ideias e posições e, acima de tudo, aprender contigo!
Quanto ao que acrescentaste, deixa-me começar pelo fim, subscrevendo inteiramente o k dizes: também quem me dera a mim que o problema de Portugal fosse só esse!!
Sobre os rios de dinheiro que se gastam, vais ter que me covencer que assim a contenção é maior e, mais que isso que ela valerá a pena, tendo em conta aue falamos de Saúde!! Julgo, que Saúde, bem como Justiça e Educação nunca devem sentir esse desconforto dos números! Mas é minha profunda convicção!! Mas já que falamos nisso, quanto custará a mais ao Estado ter que deslocar as parturientes para os hospitais de Badajoz ou Portalegre? Quanto terá que pagar pelas indemnizações/deslocações do pessoal clínico da Maternidade Mariana Martins? Quanto desperdiça em recursos físicos e logísticos depositados e rentabilizados nessa maternidade( edifício e material clínico)? Há então estudos feitos pelo Ministério da Saúde nesse sentido? Desconheço sinceramente e, apesar de tudo, tenho-me tentado informar sobre a problemática!
Também acho que há outras questões inerentes á saúde, inclusivamente no Alentejo que me preocupam solenemente, nomeadamente a falta de centros de saúde salubres em todos as sedes de concelho, da ausência de serviço de ambulatório em muitos outros, a manifesta insuficiência de uma unidade de oncologia na região, dado que a que existe em Évora, é manifestamente parca e reduzida de material humano e logístico!! Outro aspecto que devo apontar é a total inoperância do nosso SNS ao nível de doenças cardio-vasculares e, de especial atenção dada nas regiões de maior incidência!! O Alentejo, infelizmente é pródigo em AVC´s e não existe um estudo rigoroso, acompanhado de unidades adapatadas na nossa região ao flagelo em questão!! Existe muito para fazer sim, caro Miguel!! E sei que, por omissão, deixo de mencionar outros tantos problemas, tão ou mais relevantes que os que aqui deixei!!
Agora quando falas em "meras questões éticas ou patrióticas" deixo de entender onde queres chegar!! Devemos resolver os nosso problemas do SNS através do estrangeiro? Ou devemos responsabilziar um Estado que, apesar de não dever ser Providência, tem obrigações sociais para com os seus cidadãos e, em último caso, contribuintes? Então por termos aderido à UÉ devemos despirmo-nos de resposnabilidades, assentes na realidade de que há países/parceiros mais ricos que nós e, por isso, com maior capacidade de resolver os nossos próprios problemas? Sinceramente, não sei se concordarás comigo, mas quando um Estado deixa de cumprir com deveres basilares para com os seus cidadãos, faz-nos pensar para que serve afinal? Diz-me uma coisa, se pudesses optar, qual o serviço de saúde porque optarias, o português ou o espanhol? Não faz sentido responder o português, pois não!! Mas se respondermos pelo espanhol, junta-o a tudo aquilo que te disso no outro comentário e interroga-te se não começa a fazer sentido muita gente questionar-se sobre a nossa independência e que vantagens tiramos dela!! Sobre sermos operados no Reino Unido, primeiro,um socialista, por exemplo, nunca me daria este argumento, dado que só é operado no estrangeiro quem tem recursos económicos! Segundo a questão da nacionalidade não se discute e, mais que isso, há inclusivamente questões de especialidades/investigação científica mais vigorosas em determinados países!! Por exemplo em questões de fisioterapia/osteopatia, parece que Cuba é um belissímo centro clínico internacional!! Agora penso mudar o figurino quando falamos numa cidade com cerca de 23.000 pessoas, 2ª cidade do distrito, vir-se impedida de ter serviços que permitam o nascimento de bébés, por uma questão que, segundo o Ministério da Saúde, economicistas! Quando temos presenciado argumentos controversos, dados discutíveis, estudos ausentes sobre a matéria!! E, não obstante isso, quem está grávida em Elvas, tem que ter um filho em Espanha!! Aproveito então a dica dos 20 anos de UÉ, para dizer que, isto sim é surreal!! Só digno de um país terceiro-mundista!
Sobre as nossas famigeradas listas de espera, mais uma vez digo-o, aproveitando a achega que dás, se nos servirmos desses argumentos para escamotear as supracitadas responsabilidade do Estado Português, estamos a dar mais motivos para outros pensarem na inconsequência que Portugal é enquanto Estado-Nação independente!!!
Um forte abraço
Blogger Epicurismos Visuais, at 2:23 da manhã  
Parece que estamos perante o blog dos ex Associativos da AEUE que caem na esparrela de comentar comentários parcimonios do JMC que como sabemos mais não faz que defender o populismo do PP. Gostava de ver os comentários do JMC quanto ao facto de as mulheres Portuguesas todas terem que ir fazer abortos a Badajoz por não os poderem fazer em Portugal dentro da lei que por acaso até é igual(ou quase)à lei Espanhola, antes preferiram começar a dar tiros para todo o lado. Tipico de quem não tem uma visão global dos problemas.O problema não é nascerem em Espanha, mais cedo ou mais tarde isto teria que acontecer numa Europa unificada... comemos produtos Espanhois, eles compram os nossos terrenos,bancos e industrias, e ai já não há problema não é JMC? É a livre iniciativa.O problema não é nascer em Espanha... o problema é nascer...
Anonymous Anónimo, at 8:38 da tarde  
Bem la voltam vocês a falar de abortos. Sou pela liberdade de escolha da mulher atá aos 4 meses. No entanto, sinceramente gostaria que as mulheres que assim entendessem,podessem abortar em portugal, e não ter de ir a espanha. Do mesmo modo, gostaria que, se eu fosse de Elvas poder escolher em segurança (ou seja não ser a alternativa a 30 ou 35m) o local de nascimento dos meus filhos. Se o podesse fazer, fazia-o em Portugal! Não sei como quem advoga o aborto se deixa embarcar por teorias meramente economicistas, visto que a aboragem da qualidade de serviço ter sido totalmente desmascarada no último prós e contras! Vai dar banho ao cão!
Anonymous Anónimo, at 10:41 da tarde  
Ó Lúcia, és cá um aborto a escrever. Gajas como tu deviam ir abortar a Espanha.
Anonymous Anónimo, at 3:50 da tarde  
Pois é, mas não vou, porque não sou uma doidivana daquelas que escreve bem, mas anda aí no disfrute com qualquer um.....no entanto estejai mais atento....
Anonymous Anónimo, at 8:02 da tarde  
Coitada da Lúcia que não anda no disfrute com qualquer um... tenho pena de ti amiga... ias gostar e muito. Assim contenta-te com a tua vidinha e deixa a dos outros em paz. Para mim a tua forma de vida é tão má como as outras todas. Já agora não é a quantidade de parceiros que influência a fertilidade nem a fertilização. Que ignorancia meu deus...
Anonymous Anónimo, at 11:26 da manhã  
É a irmã Lúcia que eferem? Que blogue mais católico. Beatos, pá.
Anonymous Anónimo, at 9:31 da manhã  

Add a comment

Site Meter BlogRating