Axónios Gastos - fibras condutoras ou prolongamentos de neurónios que se encontram já consumidos.

segunda-feira, junho 05, 2006

estado take away

Muitos traçaram e traçam modelos de estado. Muitos chegaram, bem ou mal, a aplicar os seus esboços, mas nenhuns se lembraram de reformar as ordens profissionais. Como em tudo na vida, há bom e mau em todo o lado e o comportamento indesejado de uma ordem, não poderá ser apontado noutra sem justa causa. No entanto, há demasiado tempo que parecem ser um estado dentro de um estado. Diz-se que reflectem e aconselham os governos a proceder de determinada forma para promoverem determinada profissão. Mas aquilo que eu vejo, é uma espécie de queijo limiano, onde o bolo total nunca é analisado. Senão, pense-se na ordem dos médicos: há anos que são culpados pelo estado do serviço de saúde, através dos insuficientes "numerus clausus" que estipularam sob a forma de "aconselhamento". Mas o que vemos no país, é uma necessidade de mão de obra técnica, uma entrada de médicos espanhóis para a compensar e uma duplicação da saída de estudantes para espanha que ambicionam exercer medicina. Não vemos uma melhoria geral resultante das ordens profissionais.
Será que não vêem que algo está mal, que têm demasiados previlégios e que esses previlégios condicionam outros sectores económicos?
Ou então, bate tudo certo e neste estado take-away, nascer fora, estudar fora, encomendar médicos de fora é agora um desígnio nacional...
|| JMC - João Maria Condeixa, 01:51

1Comentários:

João,

Mas que bem que lhes bates.
Não te esqueças dos engenheiros, advogados e todos os outros que estando numa profissão, limitam de alguma forma ao seu dispor a entrada dos novos que lhes podiam fazer concorrência. Estou contigo.

Um abraço.
Anonymous Anónimo, at 7:51 da tarde  

Add a comment

Site Meter BlogRating