Axónios Gastos - fibras condutoras ou prolongamentos de neurónios que se encontram já consumidos.

quinta-feira, junho 08, 2006

Fiel Jardineiro do Outono


Acabei agora de alugar e ver "O Fiel Jardineiro". Grandes filmes se perdem das grandes telas, mas felizmente existe a versão digital que permite absorver, mais tarde, alguma da sua magia. Entre outros atributos o filme ganha pela teoria da conspiração que deixa no ar, tal poeira levantada em África. Mas acima de tudo reforçou a minha convicção num assunto que já aqui tentei debater.

As Nações Unidas assumem o controlo, garantia e instauração da paz pelo mundo fora. Não discuto que não seja pertinente. Discuto sim a acção, a forma e o modelo seguido. Até aos dias que correm, vemos a ONU amedrontamente presente no pré-guerra, camuflada no "durante a guerra" e independentemente do resultado final, pacificadora "ad eternum". Enquanto isso, aquilo que vejo e que o filme evidencia, é a ilusão criada nos povos angustiados. As Nações Unidas continuam a criar expectativas que não conseguem resolver e a dar "rebuçados" que permanentemente resultam em dores de dentes. Novamente reafirmo a necessidade da sua intervenção, mas noutros moldes, com mais coragem e determinação. Inclusive nas imposições acerca do uso do nuclear. Parece que ditam palavras gratuitas, sem sentido vinculativo, que todos podem desrespeitar. Isto quando agem, pois muitas vezes apenas se limitam a pensar.

Enfim, perdoem-me, pois posso estar a ser injusto neste cenário que montei, mas parece-me que as Nações Unidas se assemelham a um Jardineiro no Outono: alguém que sistematicamente arruma as folhas secas num canto, para depois vir o inimputável vento espalhá-las de novo!
|| JMC - João Maria Condeixa, 02:25

0Comentários:

Add a comment

Site Meter BlogRating