Axónios Gastos - fibras condutoras ou prolongamentos de neurónios que se encontram já consumidos.

segunda-feira, julho 24, 2006

A terra a quem é dono dela!

Belmiro de Azevedo, usufruindo do seu estatuto empresarial, resolveu pedir a imposição de "castigos" para quem não trabalhe a terra. Era o que faltava, fazer-se ouvir de novo tão famigerada frase, desta feita, evocada pelo "outro lado da moeda", mas nem por isso menos radical.
Um dos problemas principais da agricultura, é, para um mesmo ambiente económico, o rendimento médio dos empresários agrícolas ser inferior ao dos empresários não agrícolas. (Gap que Belmiro irá agora provar pela primeira vez)
E essas diferenças são tanto maiores, quanto menor for a dimensão da dita empresa, quanto menor for a eficiência técnica e quanto maior for a disponibilidade de massa humana funcional fora do sector agrícola.

Perante esta realidade, é natural que em certos casos, em que os proprietários têm menos conhecimentos técnicos e são "vítimas" de propriedades reduzidas, tenham optado pelo "abandono" das terras. Seria bom que as arrendassem. Não só para eles próprios, como para o retorno público que daí resultaria (sector ambiental, agrícola, social). Mas não pode ser uma regra, pois o próprio "abandono" pode ser uma opção do proprietário privado que apenas almeje a mera valorização da terra a médio/longo prazo. Desejo contra qual o Eng. Belmiro nada pode fazer!

Já bem diferente é o que ele poderá vir a promover. Sabe-se que terá "oxigénio" suficiente para uma eficiente gestão de stocks e inclusive para um salto tecnológico que lhe permita aumentar a procura, subir os preços ao mesmo tempo que diminui os custos de produção, mas há um pormenor que vamos falar nos próximos dias e que o Eng. se esqueceu. É que ele está habituado a oligopólios, mas o mercado agrícola é de concorrência perfeita!
|| JMC - João Maria Condeixa, 23:48

0Comentários:

Add a comment

Site Meter BlogRating