Axónios Gastos - fibras condutoras ou prolongamentos de neurónios que se encontram já consumidos.

segunda-feira, setembro 18, 2006

Bolonha com todos...


Agora que o ano lectivo se inicia e que Bolonha já foi assimilada por muito boa gente pensemos na actuação dos agentes que estão mais ligados à área:

O Ministério da Ciência e Ensino Superior, na pessoa do Prof. Mariano Gago, descartou-se por completo das suas responsabilidades e entregou Bolonha à autonomia Universitária, esquecendo-se que um projecto que ambiciona uniformizar o ensino na Europa, jamais terá espaço para discrepâncias internas.

Por seu lado, as instituições de ensino vão adaptando Bolonha às suas necessidades. Vítimas da decrescente procura, apostam numa Bolonha virtual o seu futuro, implementando “em cima do joelho” e com sedutoras técnicas de marketing um processo que parecem desconhecer. Ao contrário de um projecto estrutural, Bolonha tornou-se nas aspirinas das Universidades. Melhora agora, mas não cura!

E uma das partes responsáveis são as ordens profissionais. Condicionam mais este processo que o próprio Ministério. Chegam inclusivamente, naquilo que pode ser um abuso de poder, a ultrapassar a autoridade do estado e a impor regras ilegítimas.

Com a mesma parcialidade agem os sindicatos e docentes. A maioria apenas “pensa nos seus umbigos” e presos a “direitos adquiridos” colocam entraves a Bolonha. E à custa dessa acção sindical perdemos a competitividade que este processo coloca a Portugal

Por fim, as Associações de Estudantes parecem adormecidas e desatentas. Não reagindo nunca, justo num momento em que todas as alterações são pensadas e aplicadas, serão certamente cúmplices neste desleixo geral, que poderá por em causa o futuro do nosso ensino e dos nossos jovens.

1Comentários:

O laxismo e a inoperãncia domina.

Add a comment

Site Meter BlogRating