Axónios Gastos - fibras condutoras ou prolongamentos de neurónios que se encontram já consumidos.

quinta-feira, setembro 28, 2006

Receitas fáceis, experiências terrenas

(hemisférios de Magdeburgo, painel de azulejos da sala 120 do Colégio Espírito Santo)

Na continuação do post anterior e insistindo, de há uns anos para cá, na mesma tecla, aqui está parte da solução para saltar o obstáculo:
A primeira dessas medidas passou pela contratação, há cerca de cinco anos, de um corpo docente renovado e dinâmico, após uma sucessão de saídas de professores por doença ou jubilação.

«Nós não nos limitamos a enviar uns folhetos para as escolas do secundário. Usamos uma estratégia mais substantiva, que passa por mostrar aos alunos do liceu o que cá se faz de facto», disse.

«Assistem a uma conferência inicial, que este ano foi sobre relatividade, e de seguida colocamos-lhes nas mãos o material necessário para realizarem uma experiência, que têm uma semana para desenvolver e para apresentar publicamente as suas conclusões», explicou Miguel Costa.

Resultado:

Dos 38 estudantes que iniciam o curso de Física, nove têm médias iguais ou superiores a 19 valores e três contam mesmo com nota 20.

Numa altura em que a procura dos cursos de Física tem diminuído em todo o país - em Coimbra entraram apenas cinco alunos - a Faculdade de Ciências do Porto viu ficarem por preencher apenas duas das 40 vagas destinadas àquela licenciatura.

Isto em Física, um curso que em Évora encerrou há uns anos e que poderia ter servido de indício a outras licenciaturas para não passarem hoje aquilo que passam.


|| JMC - João Maria Condeixa, 13:16

1Comentários:

affz que site nada ve
Blogger Unknown, at 8:30 da tarde  

Add a comment

Site Meter BlogRating