Então porque não mudou o PS a lei mais cedo? P.S.- na mesma entrevista é ainda adiantada a desculpa: "as empresas estão a competir no mercado". Ficamos a saber que este governo só se preocupa com o bem-estar da concorrência, apenas e só, onde ela não existe, ou a EDP concorre com alguém de facto?
Realmente a lei poderia ter sido mudada pelo anterior governo e não foi. Realmente o mercado poderia ter sido liberalizado (como eu gostava que já estivesse) e não foi, nem está! Mas isso não iliba ninguém de suportar com as culpas e muito menos permite passá-las para o consumidor! E eu que na altura atirei pedras quando os meus lá estavam, não posso atirar agora porquê?
Mas liberalizado liberalizado ou liberalizado proteccionista? A questão levanta-se da mesma forma que se levantou quando os combustíveis passaram a ser pagos pelo custo de mercado e não pelo custo de estado. É liberalismo e é menos Estado quando se deixa cair a indexação da energia à taxa de inflação. Agora não se percebe é o motivo da queixa vinda de quem defende menos estado e mais mercado. Não é coerente. Eu votei no PS. E votaria novamente. Apesar de ter de pagar mais pela energia que consumo. Como dizia o outro: no poupar é que está o ganho.
Belo exemplo, o dos combustíveis. Uma liberalização que tem ainda a intervenção do estado sobre a forma de um dos mais pesados impostos, o ISP e que resulta nisto: Combustíveis sobem com aumento de imposto Claro que depois as liberalizações,em que o Estado retém mais de 50% do montante e não abre mão, lhe podem soar a subida de preço. É que liberalizar, é liberalizar mesmo! Não é só fingir como no caso da EDP e dos combustíveis.