Axónios Gastos - fibras condutoras ou prolongamentos de neurónios que se encontram já consumidos.

quarta-feira, outubro 11, 2006

Imposto Único: um íman de investimento

Um alemão ganha mais do dobro do nosso salário mínimo. Os seus países vizinhos também. As condições e infraestruturas na saúde lá para os lados da Germânia devem ser bem melhores que as nossas, no mínimo, melhores a dobrar. E as taxas de utilização na saúde aqui por Portugal, vão ficar, por exemplo, nos 5€/dia de internamento, ou seja, exactamente metade do que custa na Alemanha.
Se juntamente com estes dados, compararmos a carga fiscal de Portugal com a Alemã (se quiserem escolher outros países, estão à vontade), sentimo-nos, justificadamente, injustiçados.
Daí que me lembrei de recolher um exemplo para despoletar a discussão. Exemplo esse, que serviu de bóia de salvação a muitos países Europa fora (sobretudo Leste) e que estava centrado no Imposto Único, por sinal bastante baixo. Ao contrário do que alguns teóricos apontavam, nomeadamente a Alemanha de Schroeder, as receitas geradas por tal mais valia equilibraram as balanças comerciais desses países e o êxito geral não tardou a fazer-se sentir.
Não poderíamos nós por cá discutir este modelo?
|| JMC - João Maria Condeixa, 22:32

3Comentários:

Pois... mas por qualquer razao, os impostos na Alemanha vao subir em Janeiro próximo, creio que dois ou 3%.
O sistema de saúde está em vias de ser remodelado e é um dos assuntos polémicos em discussao no pais actualmente.
Ainda, o facto de toda a gente ter subsidio de desemprego, mesmo sem nunca ter trabalhado está a esgotar os recursos monetários do pais. Muita gente na Alemanha está preocupada com o aperto de cinto que poderá vir daqui por... 5 ou 10 anos. Mas, é claro que esta imagem da Alemanha nao passa ca para fora. E nós, portugueses pequeninos, teremos sempre esse caracteristico sentimento de inferioridade...
Há sempre os dois reversos da medalha, mesmo em países tao estabelecidamente agraciados de "desenvolvidos" como a Alemanha.
Anonymous Anónimo, at 3:58 da tarde  
Ah... e para teres acesso ao sistema médico a burocracia é tanta que a probabilidade de que padecas até conseguires preencher todos os requisitos é bastante elevada...
Anonymous Anónimo, at 4:02 da tarde  
Caro anónimo, talvez por essas mesmas razões que referes, a Alemanha tenha começado já a debater e a reflectir o "flat-rate". Justamente para terminar com tanta burocracia e dificuldade no combate à evasão fiscal.
E uma coisa garanto-te, o sentimento de inferioridade só poderá existir enquanto não tivermos olhos para ver bons exemplos ou falta de coragem para inovar, criar e mudar alguns sistemas moribundos!
Blogger JMC - João Maria Condeixa, at 9:31 da tarde  

Add a comment

Site Meter BlogRating