Axónios Gastos - fibras condutoras ou prolongamentos de neurónios que se encontram já consumidos.

quinta-feira, março 15, 2007

Eucaristia e indissolubilidade do Matrimónio

Enquanto código de contuda, a lei serve o ser humano e possibilitará que este interaja dentro de uma sociedade. E as leis existem para serem cumpridas. Mas para que isso aconteça ela terá que ser extremamente concreta e não poderá ser uma ilusão quixotesca. Aí surge a necessidade de estar adequada a um tempo e a uma época. Não terá de andar a reboque dessa realidade, mas deverá por ela ser compreendida. Então, a fim de se evitarem equívocos, tal como é pretendido, e bem, nesta passagem da exortação apostólica Sacramentum Caritatis,
"Matrimónio e família são instituições cuja verdade deve ser promovida e defendida de qualquer equívoco, porque todo o dano a elas causado é realmente uma ferida que se inflige à convivência humana como tal."
não se pode recolher, baralhar e voltar a dar, sob o risco de se perder o efeito inicial desejado. E é isso que leio aqui (retirado também da Sacramentum Caritatis):
"Enfim, caso não seja reconhecida a nulidade do vínculo matrimonial e se verifiquem condições objectivas que tornam realmente irreversível a convivência, a Igreja encoraja estes fiéis a esforçarem-se por viver a sua relação segundo as exigências da lei de Deus, como amigos, como irmão e irmã; deste modo poderão novamente abeirar-se da mesa eucarística, com os cuidados previstos por uma comprovada prática eclesial. "
|| JMC - João Maria Condeixa, 16:27

1Comentários:

...
Anonymous Anónimo, at 8:36 da tarde  

Add a comment

Site Meter BlogRating