Axónios Gastos - fibras condutoras ou prolongamentos de neurónios que se encontram já consumidos.

segunda-feira, maio 21, 2007

Ala Liberal

Por muito sensaborão que o Congresso do CDS-PP se adivinhasse e tivesse até sido, uma vez que a questão principal estava previamente definida, certo é que existiu espaço para a surpresa dentro do Kinder. Felizmente existiu espaço para essa discussão e para uma visão que não é assim tão recente, muito menos descabida, dentro do CDS-PP. E, ao contrário do que muitos dizem, esta re-sementeira não foi infértil. Deu resultados antes, durante e depois do congresso. Admito, com respeito, que uns desconfiem por informação limitada (AAA), outros por manifesta irritação (PP) e outros ainda por possível desejo de monopólio sobre o assunto (sentimento muito pouco liberal, mas que o CAA parece sentir). A infertilidade não existiu e vejamos porquê:

a) Não me sinto um liberal puro-sangue. Não me sinto, nem considero que devam existir sob essa capa tão rígida. Ainda assim fui convidado para o almoço do Nicola. E nesse almoço vi a continuidade das discussões várias que foram aparecendo nestes últimos anos, especialmente aqui nos blogues. Vi e ouvi soluções para essas mesmas discussões que julgava não terem dono e que desejava ver inseridas, mesmo que ao de leve, na vida partidária.

b) E defendendo que entrasse na circulação partidária, só o poderia imaginar pela porta do CDS-PP. O PSD pela sua história, pelo seu percurso, pela sua corrente predominante, vincadamente socialista e por estar mais próximo da governação, jamais se assumiria como vector deste processo. O CDS-PP tem esse pilar na sua história, tem e teve, com maior ou menor visibilidade, esse discurso nos seus diferentes líderes, mas acima de tudo tem sabido ler, escutar e usar essa corrente nalguns dos novos desafios. Devagar, é certo, mas talvez seja assim que se vai ao longe! Para além disso é seguramente aquele partido que tem mais simpatizantes e militantes a intervirem nesta discussão, pelo que julgava minimamente expectável que estes a levassem até ao seio do partido.

c) Visto a fertilidade a montante e tendo estado presente no congresso, posso assegurar a fertilidade durante o mesmo. Com alguns discursos liberais, mesmo fora do grupo que almoçou no Nicola, o congresso conseguiu transmitir o grau da sua empatia por esta corrente. Já é um resultado: conseguir perceber o sentido das bases e o peso das partes. Bem sei que a proporção dos liberais varia, sobretudo se o dito liberalismo económico recair sobre a sua carteira ou ao seu bolso. Mas o próprio liberalismo social não foi mal recebido, pelo que o primeiro passo está dado para a discussão e para a actualização. É outra conquista deste almoço liderado por Pires de Lima.

d) O momento posterior da fertilidade deste congresso verifica-se com este post. Verifica-se com as eventuais respostas ao mesmo e com os posts que o geraram. Verifica-se com a entrada de alguns liberais reconhecidos na CPN do partido. Verifica-se com a entrada de outros representantes de outras correntes também na CPN do CDS-PP. Verifica-se com a abertura que esta abertura possa vir a dar a outras áreas, a outros mundos, a outros meios.

|| JMC - João Maria Condeixa, 19:27

0Comentários:

Add a comment

Site Meter BlogRating