Axónios Gastos - fibras condutoras ou prolongamentos de neurónios que se encontram já consumidos.

quarta-feira, maio 30, 2007

Levam mais do que trazem


Cheguei tarde a postar. Demorei mais tempo do que é costume a fazer as coisas. As greves gerais têm este efeito: levam mais do que aquilo que trazem!

Levam a paciência das pessoas, as vozes dos manifestantes, o dinheiro daqueles que fazem greve nas galerias do "El Corte Inglés". Levam a um dia de fraca produção e levam a que o dia pareça mais pequeno. Levam a atenção das pessoas para outros assuntos que não aqueles que estão em causa.

Em Portugal as greves gerais não trazem novidades. Não trazem conquistas, nem mais poder de compra. Não trazem novos discursos, pois o PCP é o mesmo, nem trazem esperança, pois o PCP continua a ser o mesmo!

Compreendo o desespero de alguns. Só um autista não entenderia o desemprego ou a aflição que a precaridade cria nas pessoas. Mas a solução não mora na greve. Muito menos na CGTP. E ao contrário de parte da direita, eu não sou contra as greves. Podem, se bem usadas, ser sinal da vitalidade da sociedade. Podem, tal como noutros países, resolver situações pontuais. Mas as nossas, nos modelos que correm, já morreram há muito. Estão esgotadas!

E estão esgotadas porque pedem exactamente aquilo que lhes têm dado. Um Estado social. Um Estado pára-quedas. Uma versão estática do modelo de emprego e opções rígidas que não ajudando o empregador, nunca ajudarão o empregado. Estas greves querem mais do corporativismo que matou a função pública e envenena as empresas. Por tudo isto, estas greves levam mais do que aquilo que trazem. Chamem-lhes antes paralisações.
|| JMC - João Maria Condeixa, 20:42

0Comentários:

Add a comment

Site Meter BlogRating