Quando era mais novo tinha um tinha uma lata gigante para guardar os meus Legos. Era viciado, confesso. Dentro da lata tinha as peças todas desagregadas e misturadas. As cores estavam todas misturadas. Peças Azuis misturadas com Amarelas, Verdes, Encarnadas, Brancas e Pretas. Imperava a entropia das cores. Quando tombava a lata para principiar qualquer construção via todas as peças que tinha. Se quisesse construir uma fortaleza precisava de peças cinzentas ou castanhas, mas a Lego nunca apostou nesses tons, pelo que, em vez construir as paredes segundos os padrões cabo-verdianos (com as cores misturadas aleatoriamente), optava por formar paredes, cada uma de sua cor. Ficava com uma parede toda Azul, outra toda Amarela e por aí adiante. Deixava de reinar a entropia, passava a reinar o agrupamento de cores que eu definia para cada parede. Mas as peças eram as mesmas. Em quantidade igual à inicial e com o mesmo propósito comum entre si: erguer a fortaleza!
O mesmo se passa no CDS-PP. As correntes e as pessoas que as constituem sempre estiveram no partido. Sempre existiram peças Conservadoras, Democratas-Cristãs e Liberais. E mesmo dentro destes três pilares fundadores do CDS-PP, havia quem fosse mais conservador dentro dos Conservadores ou Liberal dentro dos Liberais. A identidade do partido manteve-se. Apenas o modo de organização mudou. Uma organização que permite agora que cada corrente proponha uma solução para o país e para cada situação em concreto. Uma organização que permite levar essas diferentes soluções a debate. Sem que nenhuma corrente condicione um todo e muito menos descaracterize o todo.
Termino dizendo que a Democracia-Cristã está longe de ser uma ideia genérica de sociedade perfeita que deverá estar aberta À mudança e à inovação,sem contundo fragilizar os pilares que estão na sua génese e que defende a sua defesa. Esta, no entanto, tem bem noção das limitações humanas e admite o mundo em que vivemos hoje... Esse Liberalismo de que nos falas, é exactamente o contrário. Uma ideia de suposições e de ideias contrárias às vividas pelo homem ao longo da sua História.
Grande abraço
PS: É sempre um gosto poder vir aqui discutir contigo.