A ASAE, depois de inúmeras detenções e medidas manifestamente desproporcionadas, conseguiu acertar naquilo que para mim deveriam ser as suas competências. Infelizmente não foi por sua própria iniciativa, mas sim por reacção a uma directiva europeia, o que deixa espaço para perguntar qual é realmente o papel desta autoridade:
Se é andar a, sistematicamente, lixar a oferta ao consumidor ou se tenciona zelar pela protecção a reais perigos colocados no mercado?
Se é andar a reboque da espionagem industrial ou outros lobbys ou se pretende apenas acompanhar todas e quaisquer áreas e actividades sem interferir no mercado com a sua parcialidade?
Se é assumir-se enquanto única entidade de um importante nicho de mercado para privados ou se pretende diminuir as suas responsabilidades?
A ASAE consegue ter camuflada, através da máscara justiceira que tem, a maior das armas para inflacionar preços, deturpar mercados e retirar liberdades! E isto sem que até agora se tenha verificado qualquer tipo de benefício. Uma coisa é dar garantia, outra é ditar uma mania!
Se não fosse o alerta da UE, estaria a ASAE a recolher as Colgate ou teria continuado a encerrar minimercados, tascas e únicos matadouros de uma região?