Axónios Gastos - fibras condutoras ou prolongamentos de neurónios que se encontram já consumidos.

quinta-feira, julho 12, 2007

Nem sei se eu próprio percebo o post (3)

A inflexibilidade anteriormente falada, quer para o consumo, quer até nos estilos de vida, fez-me lembrar um novo fenómeno a que a sociedade mundial está agora a recorrer cada vez com mais expressão. Vítimas de uma tenaz curiosidade bloqueada pelas tais gavetas que a sociedade acaba por formar, cada vez mais pessoas, com quem ainda não partilho o fascínio, recorrem a plataformas virtuais (Second Life, SIMS, etc) que lhes permite viver uma vida alternativa. Não sei se por insatisfação, se por frustração, ou mera curiosidade, o que é certo é que existe um fenómeno para aqueles que não vivem o que querem na realidade.

Um dos problemas reside na obcecação que o Homem contemporâneo tem pela especialização.

Já uma vez escrevi sobre este tema, considerando que a mentalidade adepta da especialização era o maior dos malefícios nesta era, bem como uma enorme limitadora de liberdades. Talvez por ser produto da “banda larga”, admirador confesso de Leonardo da Vinci, queira uma sociedade que potencie o Homem Renascentista, Vitruviano, mestre em tantas áreas e incrivelmente difícil de definir, mas exemplo de equilíbrio e proporção.
|| JMC - João Maria Condeixa, 18:27

2Comentários:

Creio que o fascinio por essas experiencias de vida virtual têm que ver com a vontade de experimentar algo que nas vidas reais se tem medo de experimentar, no jogo pode-se sempre voltar ao principio, e na vida real não é bem assim...
Blogger Milharinha, at 1:49 da tarde  
Seguramente, Milharinha.Mas ainda assim tenho pena que hoje em dia nos tornemos pouco mais do que aquilo que a nossa profissão, a nossa especialização, dita.Sobretudo sabendo que vivemos na era da informação e que podíamos ser muito mais..
Blogger JMC - João Maria Condeixa, at 2:35 da tarde  

Add a comment

Site Meter BlogRating