Axónios Gastos - fibras condutoras ou prolongamentos de neurónios que se encontram já consumidos.

quinta-feira, agosto 09, 2007

A resistência do "eduquês" aos exames nacionais

O Professor Rui Baptista n' O Primeiro de Janeiro:
Só por absurdo, pode passar pela cabeça de alguém conceber um treinador de atletismo a adestrar um atleta para uma maratona olímpica sem que o resultado dos treinos seja sujeito à avaliação de uma cronometragem rigorosa.
[...]
Durante o período de transição de Moçambique para a Independência, realizaram-se várias sessões de esclarecimento nas escolas. Numa delas, na antiga Lourenço Marques, levada a efeito por professores da ex-União Soviética, os alunos queixaram-se de um sistema de ensino que, na sua opinião, contemplava um exagerado número de provas de exame, culpando, com isso, um sistema de ensino opressor classificado de fascista. Os soviéticos quiseram saber o montante de provas de exames até ao ingresso no ensino superior. Em resposta, os alunos enumeraram o respectivo rol. Aí, retorquiram: “No nosso sistema de ensino, a avaliação inclui um maior número de exames”. E concluíram: “Por isso é que caminhamos na vanguarda da exploração espacial!”
Adenda: para os mais "distraídos" não se propõe neste último parágrafo qualquer regime totalitário e o seu método de ensino, propõe-se sim, que exista uma cultura do mérito, de avaliação e consequência.
|| JMC - João Maria Condeixa, 20:29

0Comentários:

Add a comment

Site Meter BlogRating