Axónios Gastos - fibras condutoras ou prolongamentos de neurónios que se encontram já consumidos.

sábado, setembro 29, 2007

Contorcionismo pelas alas

Sempre achei que Mendes iria perder esta batalha. E sempre o disse achando que isso era pior para o CDS. Menezes não terá a qualidade de Paulo Portas, é certo. Não tem sequer a exposição mediática do presidente do CDS-PP e o facto de não estar na Assembleia da República em nada o ajuda a contrariar essa desvantagem. Mas Menezes, sem que eu consiga explicar a razão, tem uma maior proximidade das pessoas. Não julgo que isso se prenda com uma costela ou outra populista, mas vejo que a empatia junto do povo é de assinalar e será um ponto a favor do autarca de Gaia.

Mas para além disso, e muito embora seja difícil de estimar, pois não consegui ouvir ideias nem de Mendes, nem de Menezes, parece-me que o vencedor desta noite irá colocar o PSD numa postura que pode ferir em certos aspectos o CDS: antevejo uma postura económica, sempre que possível, mais assistencialista, mais socialista, mais de esquerda, chegando nalguns casos à demagogia, o que logicamente o distancia do CDS e o aproxima do PS. No entanto, nos costumes arriscaria a dizer que Menezes irá tentar capitalizar mais à direita, com uma postura mais conservadora, obrigando a que a coluna vertebral do PSD, com estes dois pressupostos, fique numa espécie de "S". E muito embora esta disfunção na coluna se registe, é talvez a solução para o PSD capitalizar votos. Primeiro porque a maioria das pessoas, infelizmente, não entende o liberalismo económico e foge do capitalismo como do diabo; Em segundo lugar porque nos costumes à esquerda, tendencialmente, quem capitaliza com maior facilidade é o PS, pelo que cabe ao PSD ir buscar votos ao outro lado.

Mas no fundo não é nada que o PSD nunca tenha tentado fazer desde sempre, ainda assim aceito que possa estar enganado. Mas não custará nada ao CDS ficar atento.
|| JMC - João Maria Condeixa, 01:44

0Comentários:

Add a comment

Site Meter BlogRating