Axónios Gastos - fibras condutoras ou prolongamentos de neurónios que se encontram já consumidos.

quinta-feira, setembro 13, 2007

"O Homem é um animal político"*

Queixas de que os políticos são todos iguais, de que são todos igualmente medíocres, já todos ouvimos.É com toda a certeza um dos "lugares comuns" mais ouvidos por essas ruas fora. E é de tal maneira assim, que os "candidatos independentes", mesmo que horas antes tenham sido os responsáveis por mais uma mancha na classe política, são tidos como salvadores do momento e salvadores do sufrágio. Há uma espécie de alergia ao termo "político" que não é associada, aliás, chega a ser perfeitamente dissociável, daquela que é em concreto a personagem política. Como se com a mudança de pele, a cobra mudasse.

E assim o povo vai reclamando, mas e assim vai votando. Reclama melhores políticos mas vota naqueles que originam, em muitos casos, essa reclamação. E assim é normal que angústia permaneça.

Nem tão pouco irá mudar, enquanto a própria actividade política não for mais atraente. Enquanto a dedicação for vista e achada como carreirismo, a juventude partidária for vista e achada como escola de máfia, a liderança como manipulação, a convicção como seguidismo e as ideias forem vistas e achadas como oportunismo, nunca a política será atraente a ninguém.

* Aristóteles
|| JMC - João Maria Condeixa, 22:29

0Comentários:

Add a comment

Site Meter BlogRating