O corporativismo é um dos grandes problemas portugueses. Bem sei que alguns dirão que também resolvem alguns males, mas para mim não será mais que um patético proteccionismo sobre o interesse específico. E Mariano Gago veio dar um excelente exemplo disso, muito embora pela negativa!
Perante a hipótese lançada de uma Ordem dos Cientistas nasce esta resposta:
«Será um absurdo a redução da actividade científica a uma única norma», considerou Mariano Gago, sublinhando que «a comunidade científica é extraordinariamente diversificada»Bem pensado, bem dito. Não podia concordar mais! Que pena que seja só com a perspectiva redutora de proteger a sua dama ao ponto de não perceber que nas outras áreas o mesmo se passa. Pena que não queira abolir de imediato as ordens profissionais. Pena que a exaltação seja só sobre os seus calos pisados e que a visão, ou falta dela, não lhe permita ir mais longe e compreender o abuso de poder das ordens sobre as profissões, sobre as pessoas, sobre as instituições de ensino e até sobre ele próprio!
Para o Ministro da Ciência, às políticas científicas cabe apenas «definir as condições de fronteira e o funcionamento das instituições científicas». Só um reparo: não devia ser assim para todas as profissões?
Pense nas suas palavras, que serão sem dúvida uma porta entreaberta para o futuro, e inicie finalmente uma verdadeira reforma no ensino e particularmente nas mentalidades, Sr. Ministro! Eu tirava o chapéu ao PS!