Axónios Gastos - fibras condutoras ou prolongamentos de neurónios que se encontram já consumidos.

quinta-feira, outubro 18, 2007

E que vista tinha sobre Lisboa!

Fui convidado para estar ontem presente no 25º aniversário da ESU (European Students' Union), ex-ESIB. Já desligado do meio associativo, dei por mim a pensar se hoje em dia teria paciência para ainda mastigar alguns dos mesmos chavões. É pena que dentro de novos temas, novas ideias, novas necessidades e novos projectos continuem a aparecer registos antigos. Mas enfim, isso também faz parte. Eu é que provavelmente já não teria a mesma paciência. Ainda assim, o simples facto de uma organização europeia como esta, que representa estudantes de 36 países, não ter fronteiras ideológicas faz com que qualquer encontro seja muito mais curioso e a vontade de estar presente muito maior.

É que se a troca de experiências entre diferentes culturas já é uma aliciante, o intercâmbio de posições entre dirigentes com diferentes posicionamentos políticos mais sal traz à festa!
A maioria dos leitores deste blogue conhece as minhas posições sobre diversos temas, onde se inclui a educação, pelo que compartilhar a mesma sala ou até mesa (embora não tenha sido o caso em concreto) com uma das responsáveis pela ocupação dos edifícios na Dinamarca, pode causar alguma estranheza. Mas a verdade é que este tipo de situações se dá e com uma enorme regularidade. Talvez por isso, talvez por essa mais valia, 25 anos seja pouco significativo na vida útil desta organização. Estou seguro de que muitos mais virão, só espero estar novamente presente!
|| JMC - João Maria Condeixa, 20:01

2Comentários:

bom bom era que essas reuniões fossem produtivas e que se chegassem a conclusões...mas conclusões a nivel de associações de estudantes a nível Europeu?! Se nem a nível interno a discussão e a reflexão existe, se nem a defesa e a participação conseguimos fazê-la unidos....como será um ENDAEuropeu?!

Valha,como dizes e bem, a confraternização...era o que nos valia pelo País!

Abraço
Blogger Miguel, at 1:40 da manhã  
Miguel,
Felizmente a postura, a noção de responsabilidade e a vontade de criar soluções consequentes numa reunião a nível europeu em nada se assemelham a um ENDA. Do que conheço, daquilo em que participei, sempre encontrei vantagens e produtividade para que a pertinência dessas reuniões não seja posta em causa.Talvez por isso as próprias entidades europeias dêem valor à ESU. Com isto não quero dizer que concorde com tudo o que de lá sai, mas concordo sem dúvida com a sua existência!
Blogger JMC - João Maria Condeixa, at 5:05 da tarde  

Add a comment

Site Meter BlogRating