Axónios Gastos - fibras condutoras ou prolongamentos de neurónios que se encontram já consumidos.

sábado, janeiro 19, 2008

As saudades que eu tinha dele...(3)


Há bons amigos que justificam um empenho acrescido no debate que tenho com eles. O Francisco é um deles.
Quando este assunto surgiu apontei o dedo a um Ministro, enquanto político, e ao seu Ministério, enquanto instituição. A crítica a um político é normal, tornou-se habitual, concorde-se ou não, recai sobretudo sobre o desempenho da sua função. E sobre Manuel Pinho já aqui tenho tocado, pelo que não vou adiantar muito mais.
Já quanto à pertinência do Ministério da Economia e da Inovação, é uma posição de fundo que assenta sobre uma visão do Estado e sobre um modelo estratégico.
Ora falando sobre as competências do MEc (e vamos por partes):
a) Conceber, desenvolver e aplicar políticas e instrumentos que aumentem a produtividade e competitividade do tecido empresarial e fortaleçam a internacionalização da economia portuguesa;
A produtividade e competitividade das empresas depende, em primeiro lugar, dos seus factores intrínsecos e depois, das competências do Estado na área da legislação laboral e da legislação fiscal. Estes dois factores têm uma proveniência concreta: Ministério do Trabalho e da SS e Ministério das Finanças. São estes os agentes em especial que podem fazer variar a demanda da economia. No need for MEc!
b) Contribuir para a melhoria da produtividade e competitividade das empresas, disponibilizando, para esse efeito, apoios de natureza financeira e técnica de eficiência comprovada;
Neste ponto além das razões anteriormente apontadas, partindo do pressuposto que apoios financeiros têm um preço, essa fonte poder-se-á encontrar nas instituições bancárias não necessitando obrigatoriamente do MEc. As que são a fundo perdido, felizmente poucas, por não garantirem a sustentabilidade desejada, não são sinónimo directo de competitividade e além disso resultam de uma falácia baseada na gratuitidade que, a par de outras medidas, tem arruinado, por sinais de falência, os argumentos dos defensores do Estado-providência. Se todos quisermos, sem capacidade ou até intenção de pagar, até quando poderemos ter os tais almoços grátis?
c) Apoiar o aumento das exportações e promover o investimento directo estrangeiro em Portugal;
Todos nós queremos apoiar o aumento das exportações e desejamos, para não dizer necessitamos, de investimento estrangeiro, mas na verdade isso resulta da competitividade, sobretudo fiscal, entre países ou parceiros económicos, não sendo domínio do MEc. O investimento cai cá se tivermos uma boa política fiscal, uma política laboral atractiva, uma localização melhorada pelos canais de distribuição, enfim, mais valias que o MEc, sozinho, não cria!
d) Assegurar a qualificação, diversificação e competitividade da oferta turística nacional;
Nada que uma Secretaria de Estado não possa resolver.
e) Dinamizar as iniciativas de cooperação entre empresas, e entre estas e o sector público;
Acabe-se com a burocracia, com a mão metediça do Estado e com as suas posições ofensivas, diminua-se a taxa de IRC, mostre-se a mais valia do Estado em áreas como a investigação e mais um milhão de outras medidas que não dependem do MEc e certamente que a cooperação se estreitará!
f) Estimular o aproveitamento dos recursos endógenos e a eficiência económica e ambiental decorrente da respectiva exploração e utilização.
Resposta: responsabilidade do Ministério do Ambiente, do ordenamento do território e do desenvolvimento regional. Será por causa disto que o Ministro pouco aparece?
|| JMC - João Maria Condeixa, 19:36

0Comentários:

Add a comment

Site Meter BlogRating