Axónios Gastos - fibras condutoras ou prolongamentos de neurónios que se encontram já consumidos.

sexta-feira, janeiro 25, 2008

E não é que estamos de acordo?

Como pode o povo, ansioso por liberdade, cair nas mãos dos ditadores? A razão central é sempre a mesma. Cada um aceita limitar os outros que o prejudicam, acabando ele mesmo limitado. Vão-se permitindo reduções da autonomia pessoal em nome da defesa de valores fundamentais como a justiça, honra, raça, patriotismo, conforto, saúde e tantos outros. Até se limita a liberdade para defender a liberdade, como face à ameaça do terrorismo. Todas as ditaduras têm a sua base no moralismo.

Também as razões que hoje, em Portugal, presidem às recentes leis totalitárias são as moralistas. A «tolerância zero» (só o nome arrepia) nas estradas, a acção da ASAE e DGCI, a lei anti-tabaco, video-vigilância e outras exigências legalistas e burocráticas são instrumentos pensados para viver melhor. Quem as defende esquece-se que esses foram precisamente os argumentos usados há 80 anos pelo Estado Novo para se implantar. Então, como agora, vendo cada uma das medidas repressivas isoladamente, vê-se que elas pretendem melhorar as coisas. Só reduzem mesmo a liberdade.

João César das Neves no Destak

|| JMC - João Maria Condeixa, 13:47

2Comentários:

Concordas com isto? Achas que a liberdade como fim a atingir deve ultrapassar tudo? inclusivé a segurança e a liberdade de cada um? O que é bom para ti e mau para todos deve ser "livre"? Volto então à mesma pergunta: Porque não se liberaliza as drogas leves? Ou apenas para esta questão é que valem as "questões morais"?
Anonymous Anónimo, at 11:04 da tarde  
Já aqui te disse, mas começo a achar que não entendes: para mim, o grau de liberdade deve ser directamente proporcional ao da responsabilidade, pelo que as consequências serão todas assumidas pelo próprio. Neste exercício jamais se colocará em causa a liberdade de um outro individuo, de um terceiro ou de uma outra geração. Daí que a questão das drogas leves, tal como já te disse, me levante algumas dúvidas...
Blogger JMC - João Maria Condeixa, at 3:54 da tarde  

Add a comment

Site Meter BlogRating