Axónios Gastos - fibras condutoras ou prolongamentos de neurónios que se encontram já consumidos.

sexta-feira, fevereiro 01, 2008

República vs Monarquia

Em tempos do regicídio, anos antes e depois, dois dos meus bisavós iam parar à prisão do Limoeiro. Um primeiro por ser fervoroso Republicano e o outro depois por ser Monárquico doentio. Presumo, por lógica, que tenha sido esta a ordem, pois em rigor não sei dizer. Mas quer este detalhe dizer que não aponto o dedo a nenhum por apenas terem sido defensores de um modelo.

É que passados cem anos ainda existe, dos dois lados da barricada, quem veja todos os Republicanos encarnados em Manuel Buiça ou Afonso Costa ou todos os Monárquicos como eternos tiranos de ceptro e coroa. E apesar da distância no tempo, a discussão raramente se centrou no sistema político, acabando sempre por cair na forma atroz como o confronto entre República e Monarquia se deu ou na discussão entre bem e mal e maçonaria vs igreja. Para quando o debate sério?

Convicto de que a República é o melhor sistema para Portugal, não deixo de ver com respeito e até simpatia a questão monárquica. Sendo que a simpatia é bastante fantasista e assente sobretudo no sonho de conhecer uma princesa loira, gira, culta e inteligente!
|| JMC - João Maria Condeixa, 20:01

2Comentários:

E o Paulo Portas!? Irá repetir a frase este ano? Tristeza...
De certo que na Alemanha não seria perdoado...
http://www.publico.clix.pt/videos/?v=20080201181927&z=1
Anonymous Anónimo, at 1:53 da manhã  
E o Paulo Portas!? Irá repetir a frase este ano? Tristeza...
De certo que na Alemanha não seria perdoado...
http://www.publico.clix.pt/videos/?v=20080201181927&z=1
Anonymous Anónimo, at 1:54 da manhã  

Add a comment

Site Meter BlogRating