Axónios Gastos - fibras condutoras ou prolongamentos de neurónios que se encontram já consumidos.

sábado, junho 14, 2008

Da Democracia na Europa


Apesar de ser contra o Tratado de Lisboa, não fui daqueles que se insurgiu por um referendo. Fui, antes, favorável à ratificação pela AR. Posição que pode ser considerada estranha e que muitos não entenderam na altura, mas que parte de duas premissas básicas:

Uma que resulta de me parecer suficiente o caminho até Maastricht, baseado numa mera União Económica, sem outras ambições, intervenções, regulações e modelos que nos tentam impôr hoje em dia e que são a razão das minhas reservas ao actual tratado e ao percurso que pretendem seguir.

A outra tem a ver com a disposição encontrada pela Comissão Europeia em não assumir derrotas ou retrocessos. Nem que para isso tenha de simular a reformulação de um texto vezes sem conta até ser aprovado, como se vê nesta afirmação do Secretário de Estado francês dos Assuntos Europeus:

"Para salvar o Tratado de Lisboa «não há outra solução» senão uma nova votação pelos irlandeses, mas isso depois de uma «adaptação» do texto ao país"

Quando a estratégia de imposição é esta e o entendimento político dos partidos de cada país parece ser o mesmo e quando tudo se faz para distorcer a vontade do povo e a democracia parece viver bem assim, então, o melhor é colocar nas Assembleias o ónus da responsabilidade. Pode ser que assim, no futuro, seja mais fácil voltar atrás .

|| JMC - João Maria Condeixa, 20:32

0Comentários:

Add a comment

Site Meter BlogRating