Axónios Gastos - fibras condutoras ou prolongamentos de neurónios que se encontram já consumidos.

terça-feira, julho 08, 2008

Bem sei que não és o único Marxista


O João Gomes cai num vício bastante comum à esquerda, principalmente à mais radical: sob uma cegueira ideológica, teimam em não admitir que a abertura do mundo ao capitalismo, baseado no mercado e por via da globalização, não só concluíu com bacocos imperialismos, como - e independentemente de fortes assimetrias que possam existir - melhorou significativamente o estado do mundo.

Ao velho estilo de uma esquerda que felizmente vai rareando, o João Gomes parece daqueles que pintam o mundo de males e de uma crescente pobreza, inclusive quase a propagam, para poderem continuar como eternos defensores de um proletariado faminto. Tudo para manterem erguida a bandeira de um Socialismo detentor da verdade, dos justos e dos iguais. Um Socialismo utópico que muitos já trabalharam para um conceito mais moderno e maquilhado e que permite admitir e adoptar algumas regras de mercado, pelo que não vejo a necessidade de cerrar ainda tanto o punho!

Longe de ideologias, que por acaso são de esquerda, mas que o resultado advém sobretudo de serem pensadas por trastes ditatoriais, está o povo que vive em África.

É um inteiro continente que ainda hoje atravessa fome extrema, mas para o qual ainda tenho esperança: primeiro por ter deixado de ver tantas daquelas barrigas de béri-béri que via quando era miúdo e depois, por conhecer trabalhos de instituições várias (gov e não gov) que grão a grão vão chegando a cada estômago, ao contrário do que pareces afirmar, João.

Não sou assim tão velho e já assisti a boas e extraordinárias mudanças, pelo que, embora seja um processo lento, é inegável que o mundo está no bom caminho!

discussão a acompanhar no Câmara de Comuns

|| JMC - João Maria Condeixa, 21:26

0Comentários:

Add a comment

Site Meter BlogRating