Axónios Gastos - fibras condutoras ou prolongamentos de neurónios que se encontram já consumidos.

sexta-feira, julho 04, 2008

Na Bolsa de Valores Agrícola


Não é só o petróleo que bate recordes. Para os leigos na matéria, o DAP é dos fertilizantes básicos mais importantes e é agora a hora de ser comprado para se vender no próximo ano.

Para quem, como eu, está a negociar no mercado deste tipo de commodities, as principais preocupações recaem sobre o momento em que o balão poderá explodir ou, caso não o faça, até que valores se sentirá esta subida sem se assistir a uma franca descida do consumo, neste caso, da procura no próximo ano. Estas duas hipóteses preocupam e condicionam o mercado agrícola severamente.

Mas, trago para aqui este gráfico, para que aqueles que estão mais desligados da realidade do sector primário percebam que o pujante aumento das matérias-primas e consequente custos de produção criam uma ansiedade no mundo agrícola que tem razão de ser. Com preços de suporte previamente estabelecidos que visam beneficiar o consumidor, deixa de existir a facilidade desejável para incluir estas subidas no preço final, daí que, tal como nos têm vindo a habituar, infelizmente, os agricultores batam à porta a pedir mais apoios e subsídios. E batem à porta de quem lhes provoca e compactua justamente com a criação destas distorções de mercado. Assim nunca terão soluções. Precisam de encarar e cortar o mal pela raiz e para isso tem que se acabar de vez com esta lógica da Política Agrícola Comum.

P.S. para perceberem bem a situação abram a imagem. Conseguem ver a escalada do preço de DAP de +/- 500 €, início do ano, para mais de 1200 € neste preciso momento.
também publicado no Câmara de Comuns
|| JMC - João Maria Condeixa, 13:21

0Comentários:

Add a comment

Site Meter BlogRating